terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Igualdade em Barcelos, derrota em Braga, triunfos em Esmoriz e na Luz. Eis o passado fim de semana para as hostes benfiquistas.

Confira a análise às quatro partidas disputadas.


No encerramento da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol, os comandados de Carlos Lisboa triunfaram, por 75-66, perante o CAB Madeira.

Dada a derrota da Oliveirense em Ovar, o Benfica assegurou o 2º lugar na 22ª e última ronda desta fase.

Mais um jogo algo irregular e que não convenceu por parte da nossa equipa. A primeira parte foi bastante repartida, como reflecte o 35-32 favorável aos da casa registado ao intervalo. Após o recomeço do jogo, as águias com problemas no seu jogo, até porque o tiro exterior teimava em não funcionar - a percentagem de 3 pontos durante os 40 min de jogo foi de 29% (7/24). Ao passo que os insulares mantinham-se na discussão pelo resultado e com esperanças em chegar ao 6º lugar, e consequentemente o apuramento para o Grupo A da 2ª Fase do campeonato, mas tal não veio a confirmar-se. O CAB entrou nos últimos 10 min a vencer por 52-53, porém a experiência, menor cansaço e maior qualidade do conjunto anfitrião ditou desfecho final.

Destaque para o contributo de Raven Barber: 17 pontos, 13 ressaltos e 27.5 de valorização MVP. O Poste foi auxiliado por João Soares, com 13 pontos e 10 ressaltos, e Damian Hollis, melhor marcador do jogo com 27 pontos. 

Já se encontra disponível o calendário da 2ª Fase (http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html), cujo começo está agendado já para o próximo fim de semana.

Resultados Finais da 22ª Jornada

SL BENFICA 75-66 CAB Madeira
Ovarense 67-65 Oliveirense
FC Porto 110-60 Maia Basket
Sampaense 65-96 Lusitânia
Galitos Barreiro 87-85 Elétrico
V. Guimarães 107-67 Illiabum


Pupilos de José Jardim continuam imparáveis e garantiram matematicamente a conquista do 1º lugar na 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol, após somarem mais três pontos na visita a Esmoriz.

Objectivo cumprido. A 1ª Fase está ganha, ou seja asseguramos o "factor casa" nos Playoffs, quando ainda sobram três jornadas por se disputar Tem sido uma campanha irrepreensível por parte dos homens que envergam o "Manto Sagrado", conquistando o máximo de pontos ao cabo de 19 jornadas realizadas.

Triunfo natural, num embate em que o resultado dos parciais (12-25; 17-25; 20-25) traduzem a clara supremacia benfiquista, isto é, jamais esteve em causa a maior qualidade dos jogadores do Benfica, mesmo com José Jardim a efectuar rotação do plantel. Exemplo disso, é que onze jogadores encarnados inscreveram o seu nome na lista de pontuadores do encontro. Nesse aspecto, Zelão (8 pontos) distingiu-se dos companheiros.

O domínio benfiquista foi uma constante durante o jogo. Em cada set adquirimos boas vantagens desde cedo, acabando por vencer de forma tranquila diante do actual 6º classificado.

Resultados Finais da 19ª Jornada

Esmoriz 0-3 SL BENFICA (12-25; 17-25; 20-25)
VC Viana 3-1 SC Caldas (25-23; 25-19; 29-31; 25-22)
Castêlo da Maia 3-0 Ac. Espinho (25-13; 33-31; 25-19)
Sp. Espinho 3-0 Atl. Madalena (25-11; 25-20; 25-13)
Fonte Bastardo-Ac. São Mamede*
V. Guimarães 3-1 Leixões (25-17; 26-24; 17-25; 26-24)
* Não se realizou


No Pavilhão Flávio Sá Leite, as águias perderam de forma contundente, por 29-23, diante do ABC, em duelo relativo à 24ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Ainda sem poder contar com os contributos de Tiago Pereira e Nikola Mitrevski, o Benfica sofreu uma pesada derrota e complicou as suas contas. Portanto, permanecemos no 3º posto, mas agora apenas com mais dois pontos e mais um jogo disputado comparativamente ao ABC. Na realidade, dificilmente não terminaremos esta fase do campeonato no 4º lugar, o que francamente não se coaduna com os nossos intentos.

O jogo iniciou numa toada de equilíbrio, com sucessivas igualdades e alternâncias no comando do marcador. Através de uma boa organização defensiva, o Benfica conseguiu descolar ligeiramente para uma diferença de três golos (8-11). Porém, nos últimos 10 min do 1º tempo tudo gradualmente se desmoronou. O ABC corrigiu falhas, promoveu alterações no sistema defensivo, e no ataque impôs dinâmica, velocidade e objectividade ao seu jogo. A recta final da 1ª parte foi lastimável por parte do colectivo benfiquista, com várias falhas técnicas cometidas e precipitações no processo ofensivo. Por isso, não foi de estranhar que se tenha alcançado o intervalo com os minhotos a vencerem pela diferença mínima, 13-12.

Após o descanso regulamentar, já com Gustavo Capdeville na baliza encarnada, surgiu um Benfica desconcentrado, a defender mal e a atacar de forma denunciada. O ABC aproveitou a superioridade numérica para dilatar a vantagem (17-12) e escapar definitivamente no marcador. Logo nos instantes iniciais da 2ª parte se percebeu que o vencedor da partida estava encontrado. Os encarnados ainda encurtaram para 19-16, contudo rapidamente a turma da casa voltou a distanciar-se (26-19) e depois foi só aguardar pelo apito final. Foi por demais evidente o banho táctico que Ortega levou no passado Sábado, para não nos alongarmos mais...

Mais uma bom jogo conseguido por Alexandre Cavalcanti, com seis golos. O jovem internacional luso está um portento e confirma-se como a unidade benfiquista com mais rendimento nesta fase. Foi ele o mais incorformado e que melhor desbloqueou o sector defensivo do ABC. Nota para Elledy Semedo que esteve o jogo sentado no banco. Provavelmente terá alguma limitação, porque o Benfica bem precisou dele, sobretudo para ter mais poder de remate na 1ª Linha.

Não deixa de ser preocupante como ano, após ano, a equipa bracarense consegue sempre superar as expectativas, fazendo mais com menos. Há um responsável e chama-se Carlos Resende.

Resultados Finais da 24ª Jornada

ABC 29-23 SL BENFICA
Ac. São Mamede 28-24 Belenenses
Madeira SAD 36-26 Sp. Horta
Boa Hora FC 24-24 Águas Santas
AC Fafe 23-29 AA Avanca
Sporting 40-23 ISMAI
Arsenal Clube Devesa 27-45 FC Porto


Roubo! O Benfica foi a Barcelos e saiu com um empate a seis bolas no Clássico que opôs os Bi-Campeões Nacionais ao OC Barcelos, a contar para a 16ª ronda do escalão máximo nacional de Hóquei em Patins.

Num jogo destes devia-se falar dos jogadores, das equipas, da sua qualidade. Mas o que se passou na tarde de Domingo em Barcelos foi demais! A história do jogo é contada ao ritmo dos golos e dos disparates da equipa de arbitragem. Numa primeira parte onde o Benfica viu serem marcadas 9 faltas de equipa, 4 a 5 delas são claramente inventadas. As constantes simulações dos jogadores da casa não foram sendo assinaladas...

E se, disciplinarmente, nada há a apontar às primeiras três grandes decisões, cartões azuis a Carlos Nicolia e Miguel Rocha, e vermelho a Hugo Costa, o jogo foi sendo estragado por Joaquim Pinto e Jaime Vieira. O Benfica não conseguiu aproveitar os 4 min de "power-play" pelo cartão encarnado, e período onde Alvarinho marcou de livre directo. Empataria Valter Neves, de livre indirecto.

Sem mais golos, mercê das fabulosas prestações de Guillem Trabal e Ricardo Silva na baliza das duas equipas, a partida chegou ao intervalo. A segunda parte foi... sempre a abrir. Os disparates começam no cartão vermelho a Tiago Rafael, em lance normal e passível simplesmente de falta. Logo de seguida, falta de Joca Guimarães idêntica à que valeu Miguel Rocha, e no mesmo minuto foi Reinaldo Ventura a fazer a mesma falta na área sobre Diogo Rafael. Penalty por marcar.

Com 2-1 no marcador (Alvarinho marcou no livre directo da expulsão de Tiago), o 3-1 chegou na 10ª falta do Benfica (inexistente). Joca marcou na recarga, mas o lance devia ser anulado pois na área oposta, Reinaldo puxou a camisola e rasteirou João Rodrigues, sob o olhar impávido e premeditado de Joaquim Pinto. Enfim... Diogo Rafael fez o 3-2, e vamos falar de hóquei e do grande jogo do camisa 4 encarnado! Que exibição!

Depois de a 10ª falta do Barcelos demorar a ser assinalada, Nicolia levou outro cartão azul, em mais uma decisão polémica. E Alvarinho fez o 4-2, novamente de livre directo. Respondeu o Benfica, como sempre, e já nos últimos 10 min. Diogo fez o 4-3 em lance que ainda ia sendo (incompreensivelmente) anulado. Pouco depois novamente Diogo em grande, a assistir Jordi Adroher para o 4-4. Que grande recuperação!

Quando saiu a 10ª falta do OCB, Jordi acertou no ferro. Na resposta, Alvarinho mergulhou na área e Jaime Vieira apitou grande penalidade. Reinaldo acertou no poste... A 3:22 min do fim, Reinaldo rasteirou Diogo Rafael e livre directo para o Benfica. Nicolia fez o 4-5, colocando o Benfica pela primeira e única vez no jogo no comando do marcador. Respondeu bem o Barcelos, e num grande tiro de Joca fez o 5-5.

Faltavam 2 minutos e havia muito para falar. Num lance incompreensível, a 1:13 min do fim, Joaquim Pinto apita uma grande penalidade para o Barcelos. Luís Querido fez o 6-5... o pavilhão estava ao rubro, mas o Benfica acreditou e a 3 segundos do fim, Diogo Rafael embalou e disparou do meio da rua, a bola sofreu um desvio num adversário que deixou Ricardo Silva fora do lance. Empate final, mas sem fim de polémica. Ainda deu para Joaquim Pinto expulsar Trabal, vá-se lá saber porquê.

Fim do jogo, o Benfica ganha um ponto, é assim que tem de ser encarado este jogo, e continua líder do campeonato. É preciso estar atento, tudo pode acontecer na 10 jornadas que faltam. A Oliveirense venceu tangencialmente em casa da Juventude de Viana através de um penalty inexistente já dentro do derradeiro min. Com efeito, estão a 1 ponto do 1º lugar, ao passo que o FC Porto obteve uma vitória fácil em Turquel e segue no 3º posto a 3 pontos do Benfica.

Resultados Finais da 16ª Jornada

OC Barcelos 6-6 SL BENFICA
Sp. Tomar 3-3 AD Sanjoanense
HC Turquel 2-7 FC Porto
Valença HC 1-2 Paço de Arcos
Juv. Viana 1-2 Oliveirense
Candelária 2-5 Sporting
Riba D'Ave-AD Valongo (11/03, às 18h30)


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário