segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Novo fim de semana Glorioso! Pleno de vitórias para as modalidades de pavilhão do SL Benfica, com principal destaque para a vitória na raça, fruto de mais uma espectacular reviravolta, sobre patins na deslocação a Viana do Castelo!

Confira o rescaldo mais pormenorizado sobre cada jogo disputado.


Em Voleibol, as águias receberam e bateram amplamente, por 3-0, o V. Guimarães na ronda inaugural da 1ª Fase do Campeonato Nacional da modalidade.

O Benfica entrou assim da melhor forma no campeonato, numa partida em que o técnico José Jardim surpreendeu com as muitas alterações na formação inicial encarnada - Tiago Violas, Zelão, Mart Van Werkhoven, Hugo Gaspar, João Oliveira, Roberto Reis e João Magalhães. Mesmo assim, jogamos numa bitola alta, ou seja, foi um jogo com domínio do princípio ao fim por parte do Benfica.

A jovem formação vitoriana não colocou quaisquer problemas, pese embora um ligeiro equilíbrio nos dois primeiros sets onde estiveram bem quer na recepção, quer no remate, e foram vergados por esclarecedores 25-18, 25-16 e 25-15. Mérito do Benfica que controlou todas as incidências. JJ fez entrar, fundamentalmente no 3º set, Vinhedo, Honoré, Ché, André Lopes e Ivo CasasAssim se fomenta uma cultura de vitória no grupo de trabalho. 

Com Raphael de Oliveira de fora por lesão, de realçar o desempenho do Capitão Hugo Gaspar que se cotou como o melhor pontuador do Benfica (9 pontos), a boa exibição de Tiago Violas como distribuidor e o excelente entrosamento já visível na equipa. No fim do embate, foi tempo de celebrar a conquista da Supertaça, com a nossa equipa a distribuir sorrisos e autógrafos aos adeptos presentes.

Resultados Finais da 1ª Jornada

SL BENFICA 3-0 V. Guimarães (25-18; 25-16; 25-15)
Esmoriz 3-0 VC Viana (25-21; 25-20; 25-18)
SC Caldas 3-0 Atl. Madalena (25-18; 30-28; 27-25)
Leixões 1-3 Ac. Espinho (26-28; 26-28; 25-22; 16-25)
Fonte Bastardo 3-1 Castêlo da Maia (26-24; 25-20; 20-25; 28-26)
Ac. São Mamede 0-3 Sp. Espinho (23-25; 22-25; 17-25)


No reduto d'Os Vinhais, os comandados de Joel Rocha arrecadaram a quarta vitória, ao vencer por 2-7, na 4ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Na curta deslocação a São Domingos de Rana, Cascais, a turma encarnada não claudicou, diante de um oponente atrevido, e permanece na liderança da tabela classificativa, contudo contabiliza mais um jogo comparativamente ao Sporting.

O conjunto da Luz entrou melhor no encontro e cedo abriu o activo, com Miguel Ângelo a dar o melhor seguimento a um canto cobrado por Bruno Coelho. Volvidos poucos min, através de uma reposição lateral de Rafael Henmi, Alessandro Patias elevou o resultado para 2-0. O recém-promovido ao escalão máximo luso reduziu praticamente a meio da 1ª parte, num lance bem trabalhado. Mas instantes depois, na sequência de uma execução da posição de "Pivot", Elisandro repôs a diferença de dois golos e assim fomos para o intervalo (1-3).

Tal como nos primeiros 20 min, o Benfica voltou a entrar bem na quadra e, precisamente, Miguel Ângelo bisou na partida, ao desviar de cabeça um passe teleguiado de Patias. Depois foi necessário esperar até meio da etapa complementar para se registar nova mexida no marcador e logo pelo suspeito do costume. Elisandro fez o 5-1. O brasileiro pressionou alto, o Capitão recuperou a bola e ofereceu o golo ao reforço encarnado. Entretanto os anfitriões reagiram e diminuíram a desvantagem (2-5), por via de um canto onde Cristian Dominguez, novamente aposta como titular, e Miguel Ângelo não ficaram isentos de culpa. Porém, até ao final do jogo, Elisandro, completando mais um "hat-trick" (o terceiro da temporada), e Gonçalo Alves ampliaram para 2-7, ambos fruto de boas combinações.

Resultados Finais da 4ª Jornada

Os Vinhais 2-7 SL BENFICA
AD Fundão 4-4 Leões de Porto Salvo
Futsal Azeméis 2-2 Burinhosa
Rio Ave 3-5 Sp. Braga
Unidos Pinheirense 5-1 CS São João
Módicus 2-3 Belenenses
Sporting 9-3 Quinta dos Lombos


A atravessar uma fase intensa a nível competitivo, os nossos rapazes do Basquetebol lograram a quarta vitória em outros tantos jogos na Fase Regular do Campeonato Nacional, após triunfo por 60-66 no terreno do Maia Basket.

Os encarnados cumpriram a sua obrigação e prosseguem imbatíveis e líderes isolados da classificação, porém aguardava-se um desfecho com números mais expressivos perante uma formação nortenha aguerrida, é certo, mas perfeitamente ao alcance dos homens que envergam o "Manto Sagrado".

Como acima referido, verificou-se mais uma exibição pouco convincente por parte do Benfica. Os comandados de Carlos Lisboa cometeram sistematicamente erros, permitindo aos locais manterem-se sempre próximos no marcador. O resultado final é sintomático quando ao que decorreu na noite do passado Sábado em terras maiatas, designadamente ao nível da concretização (17% nos 3 pontos, com 3/18).

Tivemos uma primeira parte de jogo muito fraca no capítulo ofensivo. As águias estiveram sempre por cima no marcador, mas quem desperdiça tantos lançamentos fáceis e comete tantas falhas técnicas dificilmente consegue dilatar e conservar a vantagem, como foi o caso no 2º parcial quando logramos uma diferença de 8 pontos (13-21). Ao intervalo, o marcador assinalava 27-27. Sim, 27 pontos em 20 min de jogo...

Na 2ª parte do desafio, a maior qualidade das individualidades do Benfica veio ao cima, conjugado com o desgaste físico maiato. No 3º Período, as águias paulatinamente foram ampliando distâncias (29-37), mas o rival aproveitava as facilidades concedidas para não deixar fugir o conjunto encarnado no "score". Já no derradeiro período, o Benfica alargou a vantagem (44-60), e parecia que a recta final do jogo seria tranquila. Puro engano. Mais uma vez, os erros surgiram do lado benfiquista e a equipa da casa reagiu, lutou bravamente até final para diminuir "estragos" e foi bem sucedida.

O angolano Carlos Morais voltou a ser a figura da partida, e ficou perto de um duplo-duplo, com 21 pontos, 9 ressaltos, 2 assistências e uma valorização de 22. Auxiliado por Derek Raivio, autor de 12 pontos e 6 assistências, e Raven Barber, que obteve 12 pontos e 4 ressaltos.

Pela frente há nova viagem europeia, desta feita até à Bélgica, para a terceira ronda do Grupo A da respectiva competição.

Resultados Finais da 4ª Jornada

Maia Basket 60-66 SL BENFICA
Ovarense 68-61 Lusitânia
Galitos Barreiro 79-77 Oliveirense
Illiabum 91-62 Eléctrico
V. Guimarães 76-93 CAB Madeira
FC Porto 111-62 Sampaense


Resposta brilhante, "à BENFICA", num final de jogo louco! Vitória dramática por 4-5 diante da Juventude de Viana, em encontro a contar para a 4ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Isto é fibra dos campeões!

Que alma e capacidade de resiliência da nossa equipa! Triunfo justo, mas bastante sofrido. Quando não era Edo Bosh eram os postes a evitar o tento benfiquista, e na vertente defensiva continuamos inconstantes. O golo que deu a vitória à formação Bi-Campeã Nacional surgiu a 20 segundos do apito final, por intermédio do decisivo João Rodrigues, na cobrança de uma grande penalidade. Um prémio saboroso, especialmente para a massa humana presente que apoiou de forma vibrante e inexcedível os nossos gloriosos. Tudo se mantém igual no topo da tabela classificativa. No próximo fim de semana começa a disputa pela Liga Europeia.

Quanto ao jogo propriamente dito, o colectivo às ordens de Pedro Nunes entrou determinado e construiu desde cedo várias chances para finalizar e, com naturalidade, chegou ao golo. Miguel Rocha desferiu um tiro de meia distância e Edo Bosh ficou mal na fotografia. Carlos Nicolia rubricou mais uma magnífica acção individual, que baralhou autenticamente a defensiva contrária, e aumentou a diferença. Mas a equipa da casa, ocasionalmente chegava com perigo à nossa baliza, e foi numa falha de marcação de Diogo Rafael (nova desatenção, um erro já habitual) que os minhotos reduziram distâncias. Até ao intervalo não se registaram modificações no marcador, todavia Trabal impediu que o rival restabelecesse o empate por via de livre directo, na sequência de um cartão azul visto por Jordi Adroher. Volvidos poucos instantes, houve um desaguisado entre Valter Neves e Francisco Silva, provocado pelo jogador da casa, e ambos levaram o cartão azul. Trabal ainda chegou a assustar, sendo substituído por Diogo Almeida, mas imediatamente voltou à pista. Ambas as equipas regressaram aos balneários e o resultado pecava por escasso atendendo à quantidade de oportunidades claras de golo criadas pelos actuais Campeões Europeus da modalidade.

Na etapa complementar, assistiu-se a um duelo ainda mais intenso e aberto, com várias faltas e, por conseguinte, com diversos lances de bola parada. A formação da casa reentrou em rinque mais pressionante e disposta, no mínimo, a dividir pontos com os encarnados. Interessante o facto dos minhotos terem acabado os primeiros 25 min com 9 faltas, mas no reatamento do desafio já só tinham 8 faltas.

Depois de algum período, em que o Benfica parecia ter tirado o pé do acelerador e que revelava alguma dificuldade em chegar à baliza adversária, aconteceu o empate. Num lance em que Trabal protestou uma "stickada" na sua luva, a Juv. Viana fez o 2-2. Na resposta, Nicolia sofreu um carga dentro da área contrária e João Rodrigues converteu com sucesso o castigo máximo, recolocando o Benfica na dianteira. Pouco depois, perante o suplente Jorge Correia, Nicolia não aproveitou a possibilidade de ampliar a vantagem através do livre directo, após azul aplicado aos anfitriões. Em situação de "powerplay", os encarnados somaram duas faltas praticamente em simultâneo que culminaram na 10ª falta do Benfica. O veterano Tó Silva repôs a igualdade na execução do livre directo. Nesta fase o jogo desenrolava-se a uma velocidade vertiginosa e, por isso, ambas as equipas expunham-se mais. Consequência disso, uma perda de bola comprometedora de Miguel Rocha resultou num contra-ataque rápido bem delineado por parte da Juv. Viana que pela primeira vez passou para a frente no marcador. Temeu-se o pior mas tal como se sucedeu na ronda anterior, na recepção ao OC Barcelos, o Benfica não se conformou com a desvantagem e partiu em busca do prejuízo, acreditando na felicidade. Antes da incrível remontada, Diogo Rafael sofreu a 10ª falta da formação caseira, mas Adroher falhou o livre directo. O astro Nicolia, fazendo uso de toda a sua fabulosa capacidade individual, assistido por Tiago Rafael, igualou o encontro com uma extraordinária "picadinha", sensivelmente a 2 min do término do encontro. Magia pura! Depois, na nossa área, a dupla de arbitragem vislumbrou motivos para assinalar grande penalidade, porém Trabal respondeu à altura com mais uma segura intervenção. As águias recuperaram a posse do esférico e partiram a todo o gás para o ataque, sucedendo-se nova carga excessiva e novo azul, no entanto Nicolia vacilou novamente de bola parada. Foi então, já quando tudo apontava para o 4-4, que Tiago Rafael sofreu o penalty que culminou na vitória do Benfica. Foi João Rodrigues que fixou o resultado final em 4-5, num lance envolto em polémica pois teve direito a um segundo penalty depois de alegadamente Edo Bosh ter tocado no chão com a luva que segura o stick antes do remate do internacional luso.

Chegou-se a comentar nas bancadas que as águias poderiam pagar a factura devido às bolas paradas não concretizadas, mas ironicamente foi uma grande penalidade que nos permitiu selar a conquista de três preciosos pontos. Um alívio! Rumo ao Tri!!!

Nota final para a recorrente incitação do apoio à Juv. Viana por parte do "speaker" durante a 2ª parte. Portanto, espera-se que a Federação de Patinagem de Portugal actue devidamente, isto é, que condene os responsáveis.

Resultados Finais da 4ª Jornada

Juv. Viana 4-5 SL BENFICA
Sp. Tomar 1-3 FC Porto
Riba D'Ave 2-4 Sporting
HC Turquel 3-7 Oliveirense
Valença HC 5-4 AD Sanjoanense
OC Barcelos 4-3 AD Valongo
Candelária 2-0 Paço de Arcos


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário