segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol..

Mais um fim de semana à BENFICA! As modalidades de pavilhão somaram vitórias em todos os jogos realizados durante os últimos dias. De salientar a conquista de mais um troféu da secção de Voleibol do nosso clube.

Confira a análise de cada uma das partidas onde o nosso clube foi interveniente. 


No primeiro jogo da tarde de Sábado, na Luz, a equipa de Basquetebol do SL Benfica levou de vencida a Ovarense por 87-69, em jogo a contar para a 3ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional.

Com a terceira vitória somada no campeonato, a formação comandada por Carlos Lisboa assumiu, de forma isolada, a liderança da tabela classificativa. As águias, com Nuno Oliveira no cinco inicial, entraram em campo com vontade de resolver a partida o mais cedo possível e confirmaram todo o favoritismo que lhe era atribuído. A obrigação foi cumprida de forma serena e segura.

No final do 1º Período, a equipa encarnada detinha uma vantagem confortável (22-11) e, até ao intervalo, pese embora a reacção vareira, ampliou-a (44-30). Na 2ª parte, a tendência manteve-se, com os encarnados a controlarem os vários momentos do jogo. Se restassem dúvidas sobre o vencedor da partida, as mesmas foram dissipadas no final do 3º Período (70-53). No 4º e último período, o Benfica descomprimiu naturalmente, pois esta Terça-feira há duelo europeu em solo gaulês, e assistiu-se a um final do encontro menos desnivelado.

O rival apenas esteve melhor no tiro exterior (9/18 contra 10/30). Ademais, a eficácia de 82% no lançamento de 2 pontos e a de 75% da linha de lance livre espelham a justiça da vitória encarnada.

O internacional angolano Carlos Morais realizou uma exibição completa e foi MVP do jogo com 17 pontos, 4 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola e uma valorização de 25. Contudo, Damian Hollis, com 18 pontos, foi o melhor marcador.

Resultados Finais da 3ª Jornada

SL BENFICA 87-69 Ovarense
CAB Madeira 73-81 Galitos Barreiro
Sampaense 77-90 V. Guimarães
Lusitânia 68-92 FC Porto
Eléctrico 75-81 Maia Basket
Oliveirense 75-67 Illiabum


Quanto ao Andebol, as águias receberam e venceram o Boa Hora FC por 29-18, em jogo a contar para a 9ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

O conjunto liderado por Mariano Ortega conseguiu os seus intentos perante uma das equipas recém-promovidas à 1ª Divisão. Este triunfo, beneficiando da derrota do Sporting frente ao FC Porto, permite-nos partilhar a vice-liderança da tabela classificativa.

O resultado final aponta para um jogo sem grande história, uma vitória tranquila e assim foi. No entanto a primeira metade do 1º tempo foi algo irregular (entramos bem, a vencer por 5-1, mas consentimos a reposição da igualdade, 7-7). A partir daí, o conjunto encarnado rectificou as falhas e impôs toda a sua qualidade, assente numa boa prestação defensiva, perante um opositor mais frágil. Neste sentido, ao intervalo, a vantagem benfiquista já era de 6 golos (17-11).

No segundo tempo, o SL Benfica foi paulatinamente ampliando a distância, conseguindo um êxito folgado. Mariano Ortega voltou a rodar muito o plantel e viu Gustavo Capdeville e André Lima corresponderem à chamada. Destaque individual desta partida vai para Belone Moreira que, com 5 golos, foi o melhor marcador encarnado.

Resultados Finais da 9ª Jornada

SL BENFICA 29-18 Boa Hora FC
FC Porto 29-28 Sporting
ISMAI 34-24 AC Fafe
Madeira SAD 30-18 Ac. São Mamede
Belenenses-ABC (22/12, às 19h)
Sp. Horta 26-28 Arsenal Clube Devesa
AA Avanca 23-20 Águas Santas


A lei do mais forte imperou! No jogo "grande" da 3ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, o SL Benfica bateu novamente o OC Barcelos, desta vez por 6-4.

Pese embora o domínio exercido pelos encarnados, só nos últimos instantes do embate é que os Bi-Campeões Nacionais selaram a conquista de mais três pontos. Com este desfecho, a formação benfiquista encontra-se igualada no topo da classificação do campeonato com FC Porto, Sporting e Oliveirense.

Tínhamos dito na antevisão, era um jogo bem diferente do da semana passada, e assim foi. Não que o Benfica tenha estado menos bem, mas o adversário esteve bem melhor. Logo nos primeiros min se percebeu que ia ser um jogo taco a taco. Excelente ritmo de parte a parte, poucas faltas e oportunidades nas duas balizas. Depois de algum tempo sem golos, seria o Barcelos a abrir o marcador num desvio bem oportuno de Alvarinho. O Benfica reagiu de pronto, e chegou mesmo a introduzir a bola na baliza contrária mas o árbitro não validou o golo, dizendo que a mesma não passou a linha. As imagens televisivas dão a sensação contrária. Foi na sobra de um livre directo desperdiçado por Carlos Nicolia que João Rodrigues igualou o marcador. E apesar de faltarem 15 min para o intervalo, o marcador não mexeu mais. Muitas ocasiões, mas Ricardo Silva em grande e algum azar com bolas nos ferros não permitiu a vantagem encarnada. Jordi Adroher, por exemplo, enviou “um tiro” à trave na cobrança de uma grande penalidade. Em cima do descanso o catalão viu cartão azul, mas o compatriota Trabal brilhou na baliza.

Já na segunda parte o jogo manteve-se em bom ritmo, mas mais faltoso e com mais incidências. Adroher colocou o Benfica na frente do marcador ainda dentro dos primeiros 3 min, e à passagem do min 10 uma “bomba” de Tiago Rafael deixou o marcador em 3-1. As bancadas da Luz respiravam, mas não seria por muito tempo. A formação minhota arriscou mais e foi feliz. Primeiro Alvarinho fez o 3-2 numa brilhante "picadinha", em seguida o Benfica voltava a perdoar da marca de livre directo. Min volvidos Alvarinho aproveitou a 10ª falta do Benfica para fazer o 3-3. O balde de água fria chegou a 5 min do fim. Contra-ataque bem finalizado por Joca Guimarães, a deixar os visitantes na frente do marcador. O Benfica arriscou tudo e foi à procura do prejuízo, com uma pressão sufocante que colocou muitas dificuldades ao Barcelos. E foi desta pressão que nasceu o erro. Um passe transviado em zona proibida deixou Miguel Rocha de carreira de tiro aberta. O 44 do Benfica encheu-se de fé e enviou um míssil para o fundo das redes de Ricardo Silva. Seriam 40 e poucos segundos de pura loucura, o Benfica continuou a pressionar e logo em seguida, e mesmo com o adversário a perder muito tempo para tentar quebrar o ritmo, Nicolia e Adroher mostraram todo o seu génio numa combinação notável, passe do argentino atrás da baliza para o catalão recolocar o Benfica na frente. O Barcelos recomeçou o jogo e perdeu rapidamente a bola, em superioridade no contra-ataque Miguel serviu Nicolia que de primeira atirou a contar, acabando com as dúvidas quanto ao vencedor da partida!

Triunfo justíssimo do Benfica, mas muito sofrido! A nossa equipa mostrou de que fibra são feitos os campeões e foi virar o resultado nos momentos finais, e diga-se, que grande injustiça teria sido se assim não fosse. Nestes jogos podem perder-se campeonatos, mas com o Benfica os jogos duram até ao fim!

Resultados Finais da 3ª Jornada

SL BENFICA 6-4 OC Barcelos
FC Porto 9-2 HC Turquel
Sporting 7-3 Candelária
Oliveirense 3-2 Juv. Viana
AD Sanjoanense 2-7 Sp. Tomar
AD Valongo 4-4 Riba D'Ave
Paço de Arcos 2-4 Valença HC


No passado Sábado, a nossa equipa de Voleibol arrecadou a Supertaça 2016 - a sétima do seu historial -, ao suplantar, sem espinhas por 3-0 (25-18; 25-22; 25-17), a Associação de Jovens da Fonte Bastardo, em encontro realizado no Pavilhão Cidade de Viseu. Parabéns rapazes!!!

Benfica imperial na conquista do primeiro troféu da temporada. Uma exibição superlativa, a roçar a perfeição, por parte dos rapazes orientados pelo Prof. José Jardim que apostou, e bem, numa formação inicial com Vinhedo, Honoré, Zelão, Ché, Raphael Oliveira, André Lopes e Ivo Casas.

A partida iniciou-se com algum equilíbrio, ora o Benfica ia comandando a marcha do marcador (3-1), ora a Fonte Bastardo restabelecia o empate (4-4). Mas após o primeiro tempo técnico (8-6), as águias descolaram e alcançaram uma vantagem de quatro pontos (10-6), mantendo-se sempre na frente do "score" até final do set. Toda a equipa se apresentava em bom nível, especialmente Rapha e Ché (melhor pontuador do jogo, com 14 pontos), no capítulo do serviço e do remate.

No 2º set, foi a vez dos açorianos entrarem melhores (1-3). No entanto, os encarnados não tardaram em reagir e, inclusivamente, em consumar a reviravolta (7-6). Durante alguns momentos, a partida esteve algo dividida mas Zelão, em plano de destaque no bloco, catapultou (11-8) o Benfica para o 2-0 em sets. As águias evidenciaram ligeiros problemas na recepção, no remate e no bloco, quer no início quer na antecâmara da parte final e decisiva do set onde os Campeões Nacionais encurtaram distâncias (21-20), mas corrigiram, sustiveram o ímpeto da equipa da Praia da Vitória e, apoiados num serviço eficaz e com um Vinhedo inteligente, imprevisível e magistral na distribuição, voltaram a superiorizar-se ao clube da Ilha Terceira.

A história do 3º set foi semelhante à do anterior, mas desta vez depois da remontada (de 0-2 para 7-6), as águias, através do endiabrado Rapha (é um claro "upgrade" qualitativo para o nosso processo ofensivo), não facilitaram e o adversário foi-se abaixo animicamente. O SL Benfica foi acutilante e fechou sem percalços o jogo e pôde festejar a conquista da sua sexta Supertaça consecutiva. Mais uma gloriosa façanha!

O fundamental está concretizado, isto é, a Supertaça é nossa! Venceu aquela que se mostrou melhor equipa neste momento, mas o rival tem qualidade e merece o máximo de respeito. Não nos podemos distrair, mesmo tendo em consideração a demonstração de força exibida pelo Benfica. Isto sem querer desvalorizar, bem pelo contrário, a proeza assegurada pelos homens de "águia ao peito". Há muito trabalho pela frente na luta por mais conquistas, sobretudo pela recuperação do ceptro nacional.

Resultado Final da Supertaça Nacional 2016

SL BENFICA 3-0 Fonte Bastardo, (25-18; 25-22; 25-17)


Na tarde de Domingo, o SL Benfica goleou categoricamente o Rio Ave por 8-2 em encontro da 3ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional da Futsal.

Com este resultado volumoso, que traduz o que se passou no terreno de jogo, e face aos restantes jogos do último fim de semana, o conjunto orientado por Joel Rocha assumiu o comando de forma isolada da classificação, ainda que à condição. Realce, pela negativa, para os quatro jogos de castigo aplicados a Ré, na sequência dos incidentes registados frente aos Leões de Porto Salvo. Sublinhe-se também as ausências de Chaguinha e Fernando Wilhelm.

O técnico encarnado surpreendeu ao colocar Cristian Dominguez e Miguel Ângelo na formação inicial. Focando sobre o que se desenrolou na quadra, depois de uma fase inicial em que o colectivo encarnado ia criando várias situações de golo, às quais o adversário ia respondendo como podia, explorando o erro contrário, surgiu o homem-golo a desbloquear o impasse. Elisandro deu a melhor sequência a um livre apontado por Alessandro Patias. Pouco depois, bisou, aproveitando uma recarga a um primeiro remate de Rafael Henmi. O Benfica ficou "tapado" de faltas e a turma nortenha, já próximo do regresso aos balneários, reduziu também numa recarga, após um livre de 10 m à sua disposição, num lance polémico pois ficou a dúvida se a bola transpôs realmente a linha de baliza. A vantagem mínima da nossa equipa ao intervalo não se ajustava àquilo que se tinha passado no campo, tal a superioridade evidenciada pela formação benfiquista que criou por várias vezes perigo junto da baliza contrária.

No início da etapa complementar, os homens de "águia ao peito", com uma entrada determinada, impuseram a sua maior capacidade e dilataram a vantagem, com vários golos em catadupa. Primeiro, Henmi, que finalizou oportunamente ao ser assistido por Fábio Cecílio numa transição rápida. Volvidos alguns segundos, de ângulo apertado, Miguel Ângelo inscreveu também o seu nome na lista de marcadores. As águias endureceram ainda mais o ritmo de jogo e com naturalidade apareceram mais motivos para o público da Luz celebrar. Franklin Cavalcante marcou numa boa combinação com Patias. Depois inverteram-se os papéis, Franklin viu o seu remate anulado pelo guardião contrário, mas a bola sobrou para Patias que fuzilou de pé esquerdo e fez o 6-1. Até final, o marcador voltou a funcionar por duas vezes favorável às águias, numa primeira instância por intermédio de Elisandro, fazendo um "hat-trick" ao encostar para o fundo das redes assistido por Miguel Ângelo, e depois por Fábio Cecílio que com classe deu o melhor seguimento a um passe primoroso de Elisandro, antes do Rio Ave, fruto de nova bola parada, conseguir o seu 2º tento da tarde, fixando o resultado final.

Em suma, um Benfica a vencer e a convencer, que dominou o jogo durante os 40 min. Velocidade, intensidade, eficácia e critério na circulação de bola, foram estes os factores fundamentais para uma bela prestação colectiva que redundou num resultado expressivo.

Resultados Finais da 3ª Jornada

SL BENFICA 8-2 Rio Ave
Burinhosa 3-4 Módicus
Belenenses 0-7 Sporting
CS São João 3-5 AD Fundão
Quinta dos Lombos 3-5 Unidos Pinheirense
Sp. Braga 7-1 Futsal Azeméis
Leões de Porto Salvo 3-6 Os Vinhais


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html



Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário