terça-feira, 30 de agosto de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

No passado Domingo, a equipa de Andebol do SL Benfica conquistou a Supertaça 2016 ao derrotar, por 25-24, o ABC.

Foi um jogo típico de início de temporada. Ambas as equipas a cometerem alguns erros pouco habituais e ainda algo afastados da sua forma física ideal. Venceu o SL Benfica de forma épica, fruto de uma excelente atitude e um enorme espírito de sacrifício, perseverança e resiliência, fundamentalmente na parte final da partida, e que contou com uma significativa moldura humana e um apoio fervoroso dos benfiquistas presentes em Setúbal. A Supertaça é nossa. Parabéns a todos!!!

Pese embora a entrada de rompante dos pupilos de Mariano Ortega, que estiveram a vencer por 2-0, cedo se concluiu que iria ser um jogo renhido, no qual as duas equipas tudo fariam obviamente para conquistar o primeiro título da temporada. E a 1ª parte do encontro espelhou essa tendência. Portanto, os 30 min iniciais foram pautados pelo equilíbrio, com várias igualdades, com várias precipitações e falhas técnicas cometidas por ambos os lados da barricada. Todavia, seriam os minhotos, mais dinâmicos e esclarecidos na vertente ofensiva, entretanto desguarnecidos face à expulsão de Nuno Grilo, após uma entrada a ultrapassar os limites da agressividade sobre Elledy Semedo, a terminar por cima e a ir para intervalo na frente do marcador, 13-15.

No segundo tempo da partida, o ABC entrou da melhor forma, conseguindo uma vantagem de três golos (13-16). A rotação feita por Mariano Ortega não surtia efeito e cedo o técnico benfiquista teve de voltar a mexer, particularmente nas pontas, fazendo reentrar o eficaz Fábio Vidrago. A turma benfiquista ostentava pouca paciência e nervosismo no processo ofensivo, com ataques rápidos desprovidos de sentido e, numa fase em que ambos os conjuntos acumulavam falhas técnicas, os minhotos aumentaram a distância para quatro golos de diferença (19-23), perto dos 10 min finais. E não fosse um decisivo Hugo Figueira, que assumiu a baliza do Benfica durante toda a etapa complementar, com várias intervenções importantes, poderia ter sido cavada uma desvantagem ainda mais acentuada.

Quando se pensaria que a Supertaça já não iria escapar aos comandados de Carlos Resende, com menos de 6 min por disputar até ao fim do embate e com o placar a assinalar 20-24 a favor do colectivo oriundo de Braga, eis que numa recta final emocionante, os Campeões Nacionais claudicaram e, com o guarda-redes Hugo Figueira a impor-se autenticamente como um muro intransponível, os homens de "águia ao peito", bastante determinados na incrível reviravolta, restabeleceram a igualdade e Belone Moreira colocou-nos a ganhar, por 25-24, resultado com que o SL Benfica fechou o jogo. No último suspiro, o ABC ainda teve a possibilidade de empatar e levar o jogo para prolongamento, mas os encarnados impediram os intentos contrários e puderam celebrar a conquista de mais um troféu por parte desta secção. Os frenéticos últimos minutos foram semelhantes aos ocorridos no 5º Jogo da Final do Campeonato Nacional 2015/2016, mas desta vez a vitória sorriu-nos. Rumo ao pleno das Supertaças!

Depois dos festejos vieram a terreiro dois textos publicados por Alberto Miguéns (disponível em: http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/08/obrigado-querido-benfica.html e http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/08/onde-foram-buscar-5-supertaca-em.html) em que o próprio afirma que o SL Benfica ergueu a 7ª Supertaça, ao invés das 5 evocadas. Como tal, esperamos que a Federação Portuguesa de Andebol esclareça brevemente esta polémica. Certo é que a anterior Supertaça da modalidade conquistada pelo nosso clube remonta à época 2012/2013.

Uma derradeira nota para o Pavilhão Antoine Velge. Trata-se de um complexo desportivo histórico e que entretanto foi alvo de uma requalificação, no entanto quem lá esteve na bancada deparou-se com uma calor infernal.

Resultado Final da Supertaça Nacional

SL BENFICA 25-24 ABC



Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 do Andebol do SL Benfica, pode ver aqui:

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário