quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Hóquei em Patins - Antevisão da Época 2014/2015

A temporada de Hóquei em Patins está prestes a ter o seu inicio com a realização da Supertaça António Livramento, competição na qual o SL Benfica vai começar a lutar pela conquista do 1.º troféu da época. 

Pedro Nunes continua como o timoneiro da equipa encarnada. Conquistou três troféus (Taça Continental, Taça Intercontinental e Taça de Portugal) na sua época de estreia. No entanto falhou o grande objectivo da temporada, o Campeonato Nacional, fruto de erros próprios e alheios já anteriormente abordados. 
Em 2014/2015 o Campeonato não nos pode escapar. É Ganhar ou Ganhar! Temos que recuperar a liderança nacional da modalidade. E não falta nada para concretizar esse intento...

Relativamente ao plantel benfiquista 2013/2014, registou-se apenas a saída de Marc Coy para o Réus. 
O internacional espanhol esteve aquém das expectativas geradas aquando da sua contratação. Nas duas épocas de águia ao peito revelou-se importante na conquista da Liga Europeia, mas o nível exibicional que apresentou foi sempre muito irregular. Não constituiu, assim, uma mais-valia. Foi um grande profissional que deu o que tinha pelo Manto Sagrado, contudo exigia-se algo mais para melhorar inelutavelmente a qualidade da nossa equipa. 
Nesse sentido chegou à Luz o "génio" argentino Carlos Nicolia. Espero tudo de um dos melhores hoquistas do Mundo. Irá trazer magia, imprevisibilidade, inteligência e eficácia na bola parada. Porém ninguém ganha nada sozinho. Não existe nenhum "D. Sebastião". Nicolia entrará num colectivo que tem de ser superior à soma das suas individualidades. 
De modo a ajudar a resolver um dos grandes problemas da época transacta (pouca solidez defensiva) contratamos Tiago Rafael à formação do HC Turquel. Trata-se de um jogador que se pode revelar muito útil numa colectivo bem oleado. É necessário dar algum descanso a Valter Neves e aumentar a competitividade pelo lugar a Tuco. 
A base da equipa mantêm-se: Guillem Trabal, Pedro Henriques, Valter Neves, Tuco, Diogo Rafael, João Rodrigues, Miguel Rocha e Carlos López. 
Sem receios considero que o SL Benfica se apresenta, teoricamente, com o plantel melhor apetrechado para conquistar o Campeonato Nacional. Agora há que prová-lo em ringue. 
Trabal é garantia de pontos na baliza encarnada. Top Mundial. Na sua retaguarda o jovem Pedro Henriques está sempre pronto a mostrar todo o seu enorme valor. Por aqui podemos dormir descansados. A consistência defensiva, a estabilidade e a liderança assegurada pelo "senhor capitão" Valter Neves. A seu lado espero contar com um Tuco em melhor nível que na época passada, juntando-se a eles, esta temporada, Tiago Rafael. 
Acredito que este seja o ano de explosão de Miguel Rocha. A nível psicológico precisa de evoluir muito para ser tornar um jogador de topo na modalidade. Terá que aproveitar todos os minutos que lhe forem concedidos e trabalhar de forma inteligente, sempre em prol do colectivo. 
No processo ofensivo dispomos de Diogo Rafael, João Rodrigues, Carlos Nicolia e Carlos López. Palavras para quê? Grande jogadores com características diferentes e complementares, o que só se poderá traduzir em golos, espectáculo e muitas, muitas vitórias. 

Fazendo uma análise dos nossos rivais, penso que o FC Porto não está muito diferente do passada. Trocou Losna (foi para Sporting) por Rafa (ex-Valongo). O castigo ao "atrasado mental" Edo Bosh pode constituir uma condicionante no arranque da época dos portistas. Estarão na luta do título, como sempre. Contudo, trata-se de um conjunto que pode passar "do 8 para o 80" e vice-versa com muita facilidade. 
Já a Oliveirense reforçou-se muito bem. Contratou um excelente defesa (Casanovas) e reforçou a baliza com o internacional espanhol Xavier Puigbi. No ataque, além de Gonçalo Alves e Tó Silva, conta com os golos do argentino Montivero. É candidato ao título, sem sombra de dúvida. 
Surgem ainda como outsiders na corrida ao título, capazes de complicar as contas a qualquer rival, as formações do Valongo, da Juventude de Viana e do renovado Sporting. 
Uma última palavra para a forma como é gerida a modalidade fora dos ringues. Temos de estar muito atentos às nomeações dos árbitros ao longo da temporada. 
Todos os jogos têm que ser encarados como autênticas "Finais". Não se pode facilitar! 

A nível europeu, o objectivo passa por qualificar a equipa para a Final Four. Depois de assegurarmos a presença no lote dos quatro melhores, então tudo devemos fazer para alcançar a presença na final e a conquista do troféu. Contudo, o foco principal tem de estar na recuperação da liderança nacional. 

Vamos à luta, Rapazes!!! Nós só queremos o SL Benfica Campeão!!!


Podem consultar tudo sobre a época do Hóquei em Patins do SL Benfica em:



FORÇA SPORT LISBOA E BENFICA


Sem comentários:

Enviar um comentário