terça-feira, 24 de abril de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim de semana de sabores distintos para as quatro modalidades de Pavilhão que estiveram em acção. Nada está perdido, no entanto as coisas complicaram-se em Voleibol e Basquetebol. Já no hóquei patinado e no Andebol somamos duas vitórias convincentes.

Confira uma breve análise sobre cada um dos encontros.


No Pavilhão Flávio Sá Leite, a equipa de Andebol do SL Benfica venceu o ABC por 30-31, para a 5ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional.

Nova importante vitória e duro obstáculo ultrapassado. Cimentamos o 2º lugar, em virtude da derrota caseira do FC Porto frente ao Sporting. O campeonato regressa apenas em Maio.

A solidariedade defensiva dos jogadores encarnados bem como a eficácia ofensiva foi a fórmula para o sucesso. As águias desde cedo tomaram conta do marcador e chegaram ao intervalo a vencer por sete golos de diferença (11-18), mercê de uma defesa operária e agressiva, a limitar a produção ofensiva minhota, e de um processo ofensivo dinâmico, colectivo e concretizador.

Na segunda parte, a toada continuou no mesmo registo com o SLB a ditar as leis. O técnico encarnado aproveitou para rodar o plantel à sua disposição, algo que já se tinha verificado nos primeiros 30 min. O resultado final foi curto para a supremacia patenteada pela armada encarnada, mas reflecte uma clara descompressão nos últimos minutos do jogo, que permitiu ao ABC diminuir diferenças, todavia jamais esteve em perigo o triunfo encarnado.

De enfatizar no plano individual os nossos pontas, fundamentalmente João Pais e Davide Carvalho, com 7 e 6 golos respectivamente. Mais um factor que atesta a mobilidade atacante da formação liderada por Carlos Resende.

Resultados Finais da 5ª Jornada (Fase Final)

ABC 30-31 SL BENFICA
FC Porto 27-30 Sporting
AA Avanca 25-22 Madeira SAD


Na Luz, os pupilos de Pedro Nunes despacharam o Paço de Arcos por 10-0, na 21ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Continua tudo igual na classificação, com SL Benfica e FC Porto a partilharem a vice-liderança com um ponto de atraso em relação ao líder Sporting.

O Benfica venceu naturalmente, com todo o mérito, contudo a goleada encarnada apenas foi construída na segunda parte depois de uns 25 min iniciais mornos e algo precipitados. Durante o primeiro tempo estivemos algo permissivos na defesa, um problema que tem sido norma, e no ataque não soubemos concretizar as oportunidades de golo criadas, sobretudo em lances de superioridade numérica e isolados perante o guardião da equipa da Linha. Ainda assim recolhemos aos balneários a vencer por 1-0, fruto de um golo de João Rodrigues.

O sistema atacante foi produtivo após o intervalo, tranquilizando os adeptos benfiquistas presentes. João Rodrigues bisou e deu o mote para o que viria a ser um vendaval de golos, com particular relevância para a exibição rubricada por Miguel Rocha, autor de um "hat-trick". Carlos Nicolia também fez o gosto ao "stick" e Valter Neves e Jordi Adroher também assinaram um 'bis'.

Resultados Finais da 21ª Jornada

SL BENFICA 10-0 Paço de Arcos
FC Porto 7-4 OC Barcelos
Oliveirense 4-3 Juv. Viana
Infante Sagres 3-9 AD Valongo
HCP Grândola 1-6 Valença HC
Sp. Tomar 7-4 HC Turquel
Sporting-HC Braga (28/04, às 18h)


Estamos em desvantagem na Final de discussão do título nacional de Voleibol. Os leões venceram os dois derbys disputados no seu reduto.

Ainda não foi desta que o enguiço foi quebrado, ou seja, que nos estreamos a vencer no Pavilhão João Rocha. No choque de titãs, os homens de "águia ao peito" saíram derrotados por duas ocasiões. O "factor casa" continua do lado leonino mas nada está perdido.

No Sábado, os leões responderam na mesma moeda e venceram sem espinhas, tal como tínhamos feito no Jogo 1. Estava empatada a Final.

Os parciais de 25-19, 25-20 e 25-21 são bem elucidativos quanto à justiça do resultado. Os leões não concederam facilidades, ao passo que os encarnados estiveram no cômputo geral quase sempre a correr atrás do prejuízo. José Jardim recorreu naturalmente ao banco mas não conseguiu tirar dividendos. Houve algo que foi notório neste fim de semana, concretamente a menor eficácia no serviço e na forma como não conseguimos criar grande mossa na recepção contrária, entre outros erros gritantes.

No Jogo 3 voltamos a sofrer uma derrota, num jogo emocionante e decidido na "negra", (25-20; 24-26; 25-19; 18-25; 15-13).

Pese embora o desfecho final, estivemos próximos de ganhar. Ficou bem vincado que vencer no Pavilhão João Rocha está ao nosso alcance. Oxalá tenhamos possibilidade de voltar ainda a jogar lá, sinal de que conseguimos levar a Final para o quinto e decisivo duelo. Porque para o Benfica se sagrar Campeão só há uma forma, ganhar na Luz e posteriormente em Alvalade.

Como o resultado indica, o desafio de Domingo foi pautado pelo equilíbrio, com ambas as equipas a demonstrarem o seu poderio. Infelizmente no 5º set vacilamos e o Sporting consumou a reviravolta nesta Final.

Ao invés do jogo disputado no dia anterior, os rapazes da Luz estiveram mais determinados em sair vitoriosos e lutaram até final. Estivemos em posição de desvantagem, mas conseguimos sempre reagir e igualar a contenda, tendo levado o jogo para a "negra". Esperava-se que a maior frescura física dos encarnados, até pelo facto dos leões contarem com jogadores mais velhos, fizesse diferença, mas assim não aconteceu, porventura terá faltado algum estofo mental. A vencer por 6-9 jamais deveríamos ter deixado escapar tamanha oportunidade. Com o "dono disto tudo" Miguel Maia a servir, os locais inverteram o rumo dos acontecimentos. A forma como a nossa equipa se exibiu na Luz e a espaços no encontro do passado Domingo, faz-nos acalentar esperanças. Só que agora não há margem de erro. Estamos entre a espada e a parede. O momento de mostrar a fibra dos Campeões é agora ou nunca!

Campeonato Nacional - Jogo 2 da Final dos Playoffs

Sporting 3-0 SL BENFICA (25-19; 25-20; 25-21)

Campeonato Nacional - Jogo 3 da Final dos Playoffs

Sporting 3-2 SL BENFICA (25-20; 24-26; 25-19; 18-25; 15-13)


Em terras portuenses, o Basquetebol encarnado perdeu ante o FC Porto por concludentes 98-85, em jogo relativo à 7ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional.

Pela segunda vez na temporada perdemos na visita à Invicta. Quem aproveitou o novo deslize encarnado foi a Oliveirense que foi a Guimarães ganhar e assim igualou-nos no topo da tabela classificativa.

É certo que ir ao Dragão Caixa implica uma deslocação tradicionalmente difícil, no entanto exigia-se um rendimento mais consistente aos pupilos de José Ricardo. São demasiados desaires que atestam a irregularidade da equipa. Continua a ser frustrante ver como alguns jogadores nossos se eclipsam nos jogos de maior grau de dificuldade. Temos urgentemente de rever a matéria, antes da recepção ao V. Guimarães e da viagem até Oliveira de Azeméis.

Um Clássico marcado pela superioridade azul e branca. Depois de um 1ª Período em que os ataques foram demolidores (30-27), os anfitriões descolaram no marcador até ao intervalo com um parcial de (24-12).

Com uma vantagem de 15 pontos lograda na primeira parte, o FCP soube controlar as operações e com relativa facilidade arrecadou o triunfo. Os encarnados até equilibraram as forças e no 4º Período reduziram drasticamente distâncias, porém rapidamente os erros voltaram e os homens da casa fugiram definitivamente no marcador. Cometemos mais "turnovers" e perdemos na luta dos ressaltos, evidentemente.

Sasa Borovnjak, que totalizou 32 pontos, fez o que quis da defesa benfiquista. Do lado dos Campeões Nacionais, Miroslav Todic foi o mais inconformado, com 20 pontos e 7 ressaltos.

Resultados Finais da 7ª Jornada (2ª Fase)

FC Porto 98-85 SL BENFICA
V. Guimarães 79-83 Oliveirense
CAB Madeira 88-67 Illiabum


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário