quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Mais uma página gloriosa em Futsal com a vitória na Taça da Liga. Pese embora os desaires em Barcelona e no Porto, vencemos onde era mais imperativo vencer.

Confira de forma mais detalhada a nossa análise sobre cada jogo disputado.


Em Sines, as águias do Futsal asseguraram mais um troféu para o Museu Cosme Damião! A Taça da Liga foi conquistada este Domingo, após vitória contundente frente ao Sporting. Notável. Viva o BENFICA!!!

Está arrecadado o único título que faltava nesta secção. Com Raça, Querer e Ambição! Estamos portanto de regresso aos feitos gloriosos, com este êxito na terceira edição da competição, quebrando a hegemonia sportinguista.

Na Quinta-feira, alcançámos uma vitória diante do Belenenses por 3-1 nos Quartos de Final da competição. Criámos o suficiente para um triunfo mais alargado, todavia predominou a ineficácia.

Com o recém-adquirido Fernandinho a estrear-se na quadra com o "Manto Sagrado" envergado e Robinho a regressar aos eleitos após cumprir castigo para o campeonato, o conjunto encarnado foi superior durante todo o encontro, no entanto só logrou a "almofada" confortável já dentro dos últimos minutos.

Um golo madrugador e sensacional de Fábio Cecílio encaminhou o Benfica na rota certa. O internacional luso protagonizou o momento da tarde, num remate indefensável ao ângulo superior. Assistido por Bruno Coelho, na cobrança de um canto, Fábio Cecílio sem deixar a bola tocar no solo atirou de primeira. Ao intervalo, vantagem mínima favorável às águias, contudo justificava-se um resultado mais desnivelado tal as ocasiões flagrantes desperdiçadas.

Na segunda parte, o festival de golos falhados continuou durante largo período, pairando no ar alguma desconfiança motivada pelo desaire recente em Belém. Aliás o atrevimento do emblema da "Cruz de Cristo" fez-se notar em alguns lances, mas Roncaglio levou a melhor. Já dentro dos 5 min finais chegaram os golos. Primeiro, um remate fácil e eficaz de Raul Campos culminou no 2-0. Reagiu o rival lisboeta com a aposta no "guarda-redes avançado, conseguindo nessa situação reduzir par 2-1. Rapidamente Robinho, com a classe que o caracteriza, ampliou a diferença para dois golos novamente e selou a passagem benfiquista.

Com alguma sorte, e no desempate através da marca de grandes penalidades, o Sp. Braga bateu o Módicus e qualificou-se igualmente para as Meias Finais, tendo disputado connosco o acesso à derradeira luta pelo troféu.

No Sábado, confirmámos a presença na Final, fruto da vitória por 6-3 diante dos minhotos. Com efeito, garantimos pela primeira vez lugar no decisivo encontro desta prova recente no panorama nacional.

Frente a um colectivo bem trabalhado, o conjunto benfiquista justificou o triunfo com uma exibição acutilante. Não fossem algumas desconcentrações defensivas e o resultado poderia ter sido mais expressivo.

O Benfica, aliás, esteve sempre por cima do jogo e jamais experimentou a posição de desvantagem. Contudo, demorou tempo considerável a descobrir o caminho para o golo, mérito do bloco defensivo contrário. Só à passagem do min 11 é que o marcador foi inaugurado, e novamente por via da bola parada. Fenomenal acção de Robinho, a simular o remate e a servir de bandeja Deives que finalizou de forma oportuna. Estamos perante uma parelha que tem muito para dar, não engana... No entanto, a 5 min do intervalo, contra a corrente do jogo, o Braga chegou à igualdade na sequência de um canto. Não tardou a reacção benfiquista. Rafael Henmi disparou de longe, a bola sofreu um desvio em Fernandinho e traiu o guardião Vítor Hugo. Ao intervalo, 2-1 favorável ao Benfica. Estavam reservados mais golos para a etapa complementar.

Logo no reatamento, combinação certeira entre Deives e Fábio Cecílio, e o brasileiro elevou para 3-1. Nem dois min volvidos, um mau passe de Bruno Coelho permitiu ao opositor reduzir para a diferença mínima. Com 6 min disputados no 2º tempo, Rafael Henmi ampliou para 4-2, numa incursão individual pelo corredor lateral e fazendo uso do seu pé esquerdo. Mais uma vez rapidamente houve golo na nossa baliza. Um passe errado, desta vez de Tiago Brito, a permitir ao emblema do Minho sair em contra-ataque e encurtar para a margem mínima. Daí para a frente surgiu um Benfica mais concentrado e solidário defensivamente e pragmático na fase ofensiva. A 9 min do fim, Deives completou o "hat-trick", na recarga a um remate de Fábio Cecílio. Até ao final só houve mais um golo e por intermédio de Raul Campos. Já dentro dos 2 min finais, o espanhol aproveitou o passe magistral de Bruno Coelho na cobrança de um canto para fuzilar e fixar o resultado final em 6-3. Na outra Meia Final, o Sporting bateu a AD Fundão, pelo que foi o nosso adversário na discussão pela taça.

No Domingo, ao invés dos outros confrontos na presente temporada, o Benfica levou a melhor no Derby, erguendo pela primeira vez no seu historial a Taça da Liga. Parabéns a todos, jogadores, equipa técnica e dirigentes! Foram BENFICA!!!

Pela história recente da modalidade, mas também pelo investimento megalómano, o Sporting ostentou o estatuto de favorito. Mas isso, conjugado com os sete estrangeiros ao dispor de Nuno Dias, não chegou. O dinheiro não é tudo. Haja competência para prosseguirmos no trilho das conquistas!

Na quadra, o Benfica soube reconhecer a maior valia e profundidade do plantel rival, apresentando uma entreajuda aguerrida na organização defensiva e não claudicou quando surgiram as oportunidades. A eficácia foi um dos factores fundamentais no desfecho desta partida.

Com 3 min cumpridos, o goleador Deives apareceu no sítio certo para colocar a bola no fundo das redes, num lance de insistência de Robinho e Bruno Coelho. Cerca de 10 min depois, lançamento longo de Roncaglio com a mão, a apanhar a formação braguista em contrapé, e Fernandinho com mestria a rematar cruzado para o segundo tento benfiquista. As faltas acumuladas de forma precoce condicionaram a acção das unidades encarnadas. A pressão exercida pelo banco leonino surtiu efeito. Basicamente as águias ficaram tapadas com cinco faltas e impuseram menor agressividade nos duelos individuais e naturalmente os leões tiveram mais iniciativa de jogo até ao intervalo. Mas o Benfica manteve-se sereno, aplicado na tarefa defensiva, e conservou o 2-0 até ao descanso regulamentar. Ainda assim, a 4 min do intervalo, o Sporting dispôs de um livre de 10 metros, devido à 6ª falta nossa. Cristiano foi chamado, para o lugar de Roncaglio, e viu o adversário não acertar com a baliza.

Nos segundos 20 min, os leões a correr atrás do prejuízo tiveram mais volume ofensivo, mas a matreirice e segurança das águias fez-sentir. Quando a defesa não conseguia fechar o caminho para a baliza, lá surgia Roncaglio a manter a sua baliza inviolável. Já na segunda metade da 2ª parte, um tiro de meia distância do craque Robinho redundou no 3-0. De imediato, o Sporting arriscou no "5 para 4". O Benfica aproveitou essa estratégia adoptada para dilatar a vantagem. Com Merlim como guarda-redes avançado e fora da baliza, Fábio Cecílio rematou ao ângulo superior. O brasileiro Diogo ainda tentou de cabeça evitar o festejo encarnado mas de nada valeu. A 5 min do apito final, de baliza aberta Fernandinho bisou, levando o público benfiquista presente ao delírio. Só um milagre impediria o êxito do Benfica. Os comandados de Joel Rocha mantiveram o discernimento, sem se deixarem contagiar pelo ambiente envolvente. Os leões ainda marcaram em duas ocasiões mas nada que colocasse em causa o desenlace do jogo. 5-2 foi o resultado final.

Segue-se agora uma pausa competitiva, motivada pelos compromissos internacionais, designadamente o Euro 2018 que se disputará na Eslovénia, entre 30 de Janeiro e 10 de Fevereiro.

Taça da Liga (Final 8) - Quartos de Final

SL BENFICA 3-1 Belenenses
AD Fundão 7-2 Futsal Azeméis
Sporting 7-1 Unidos Pinheirense
Sp. Braga 5-4 (g.p.) Módicus

Taça da Liga (Final 8) - Meias Finais

SL BENFICA 6-3 Sp. Braga
Sporting 2-1 AD Fundão

Taça da Liga (Final 8) - Final

SL BENFICA 5-2 Sporting


Correu tudo dentro da normalidade em Esmoriz. A formação orientada por José Jardim somou mais três pontos, num jogo para a 19ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol.

Continua tudo igual no cimo da tabela classificativa, isto é, aguardamos por uma escorregadela do Sporting para alcançar a vitória na fase regular. Aliás, nesta ronda o Sp. Espinho e a Fonte Bastardo perderam pontos, pelo que a batalha pelo primeiro lugar se resume aos rivais lisboetas.

Missão cumprida com clara tranquilidade (15-25; 13-25; 15-25). Os parciais traduzem bem a supremacia benfiquista. Com vista à deslocação à Roménia durante esta semana, o nosso técnico rodou o plantel e inclusivamente promoveu a estreia do jovem distribuidor da nossa Formação Manuel Rodrigues.

Resultados Finais da 19ª Jornada

Esmoriz 0-3 SL BENFICA (15-25; 13-25; 15-25)
Ac. São Mamede 1-3 Ac. Espinho (19-25; 26-24; 22-25; 23-25)
Castêlo da Maia 3-1 Fonte Bastardo (34-32; 22-25; 25-21; 25-21)
VC Viana 2-3 Sp. Espinho (25-22; 15-25; 22-25; 25-15; 12-15)
Sporting 3-0 Leixões (25-23; 25-20; 25-12)
Clube K 2-3 V. Guimarães (18-25; 25-18; 20-25; 25-11; 22-24)


Hóquei em Patins do SL Benfica perdeu em Espanha frente ao Barcelona por 2-0, na 4ª Jornada do Grupo C da Liga Europeia.

O Benfica precisava da vitória neste jogo para manter em aberto a luta pelo 1º lugar do grupo, o que a acontecer seria uma estreia neste mítico palco. Tal não foi logrado mas o apuramento continua ao nosso alcance, bastando para isso duas vitórias nos dois jogos que faltam disputar-se. É nossa obrigação carimbar o passaporte para as eliminatórias.

Conforme o emparelhamento já conhecido, caso a passagem à fase seguinte seja obtida, iremos defrontar o vencedor do Grupo B, ou seja, o FC Porto. Curiosamente em 2014/2015, ficamos precisamente na 2ª posição, atrás do Barcelona, e defrontamos a formação portista nos Quartos de Final.

De frisar a estratégia mais comedida adoptada por Pedro Nunes na deslocação à Catalunha, no sentido de diminuir os pontos fortes do adversário, sobretudo transições rápidas com tempo e espaço para a tomada de decisão. Aliás, foi muito por aí que eles nos venceram na Luz. A titularidade de Tiago Rafael e de João Rodrigues ilustra bem o que o técnico benfiquista tinha em mente. Foi portanto um jogo pautado pelo equilíbrio, muito embora com a equipa catalã com mais posse de bola, em que ambos os guarda-redes se apresentaram em plano de evidência. A questão física e as bolas paradas fizeram a diferença. Assim, foi já a menos de 6 minutos do apito final que o conjunto espanhol abriu o marcador, numa forte execução de Ordonez. Na resposta, Adroher não conseguiu desfeitear o guardião contrário na conversão de um livre directo, a penalizar a 10ª falta do Barça. Desperdiçou o Benfica, não perdoou o Barcelona e justamente de livre directo, sentenciado as incidências deste Clássico europeu.

Por último, uma palavra de enorme apreço para as dezenas de benfiquistas que compareceram no mítico Palau Blaugrana. Foi arrepiante! Apoio incansável! BENFICA e basta.

Resultados Finais da 4ª Jornada do Grupo C da Liga Europeia

Barcelona 2-0 SL BENFICA
Forte dei Marmi 12-2 Montreux HC


O FC Porto recebeu e bateu o SL Benfica por 89-81 no Clássico do Basquetebol, respeitante à 15ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Em caso de vitória, os azuis ficariam numa situação complicada, em que até a luta pelo 2º lugar estaria em risco. Com este desfecho mantêm-se no encalço da Oliveirense, 2ª classificada. Já o Benfica segue na liderança, mas agora apenas com um ponto de avanço.

Pese embora a ausência de Carlos Morais, a irregularidade exibicional das águias vista no Dragão Caixa causa apreensão. E já em Guimarães se tinha vislumbrado cenário semelhante. É inconcebível termos uma oscilação tão gritante de rendimento. Primeiro permitimos ao opositor cavar uma vantagem folgada e depois encetamos uma recuperação considerável, só que já tardiamente e numa fase em que o desgaste físico acumulado tornada difícil acelerarmos ainda mais.

Ao parcial de 33-13 no 2º Período, respondemos com um 16-37 no 3º Período. No quarto final estivemos sempre atrás do marcador, mas com maior lucidez e menor precipitação até poderíamos ter regressado a Lisboa com os dois pontos na bagagem. Cabe ao treinador José Ricardo impedir que isto se volte a repetir, fundamentalmente no momento das decisões, até porque a Taça Hugo dos Santos está aí ao virar da esquina. A equipa desorienta-se completamente em campo, perde o controlo emocional, mas depois é capaz de reagir às dificuldades e colocar em prática toda a sua vasta qualidade, só que acaba por não conseguir o objectivo. O que é certo é que já averbamos duas derrotas nestas condições, e acalentamos esperanças aos concorrentes directos sem necessidade alguma.

Resultados Finais da 15ª Jornada (1ª Fase)

FC Porto 89-81 SL BENFICA
Terceira Basket 97-60 Eléctrico
CAB Madeira 70-81 V. Guimarães
Ovarense 76-61 Barreirense
Lusitânia 92-97 Illiabum
Galitos Barreiro 60-86 Oliveirense


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário