sexta-feira, 19 de maio de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Mais uns troféus angariados para o Museu Cosme Damião. Viva o Glorioso BENFICA! Além do inédito Tetra-Campeonato Nacional de Futebol, sagramo-nos Campeões Nacionais de Voleibol, vencedores da Taça de Portugal de Futsal, quer em masculino quer em feminino, e Penta-Campeões Nacionais de Hóquei em Patins em feminino. Para o fim de semana ser absolutamente perfeito, faltou apenas conquistar novamente a Liga Europeia sobre patins... 

Confira o rescaldo de um fim de semana memorável para o nosso ecletismo.


Domingo de festa para a secção de Futsal do SL Benfica com a conquista da Taça de Portugal. Na vertente feminina renovamos o título ao vencer por 4-3, após prolongamento, a Novasemente Cavalinho. Já no sector masculino batemos categoricamente a Burinhosa por 5-1. Parabéns a todos os envolvidos nesta proeza!

Em Gondomar reinou o Benfica! A formação sob a batuta de Joel Rocha conquistou o segundo troféu da época. As comandadas de Bruno Fernandes, que curiosamente também eliminaram o Sporting (4-3) nas Meias Finais, conquistaram pelo 2º ano consecutivo a "prova-rainha" da modalidade.

Tudo começou na Quinta-feira, com uma vitória natural das águias, por 5-0, ante o Centro Social de São João no arranque da 'Final 8' da competição.

A turma encarnada entrou de forma demolidora, com dois golos de rajada, por intermédio de Fernando Wilhelm e Elisandro. As águias voltariam a acelerar nos minutos finais do 1º tempo, com o argentino novamente a fazer o gosto ao pé. Após o intervalo, o ascendente benfiquista continuou mas sem necessidade de aumentar o ritmo. Bebé protagonizou seguras intervenções, mantendo a baliza inviolável. Franklin Cavalcante e Rafael Henmi assinaram os dois golos que fecharam as contas da partida.

Nas Meias Finais houve uma esperada reedição do duelo decisivo da edição 2015/2016 da prova, porém desta vez o Benfica levou a melhor sobre o rival Sporting, vencendo por 6-5, num jogo resolvido através da marcação de grandes penalidades. 

Partida repartida, com ambas as equipas extremamente empenhadas em oferecer a vitória à massa adepta respectiva, mas em que o colectivo orientado por Joel Rocha conseguiu se sobrepor à melhor qualidade a nível individual do "eterno rival". As águias continuam sem perder frente aos leões na presente temporada...

Duelo carregado de emotividade, intenso, táctico, "quente", como era de esperar no Derby dos Derbys, com o Multiusos de Gondomar lotado. Com cerca de 8 min decorridos, os Vice-Campeões Europeus adiantaram-se no marcador através de um cabeceamento de Diogo, na sequência de uma bola parada. A igualdade foi reposta a 4 min do intervalo, após notável lance individual de Chaguinha. Que qualidade!

Os golos só voltariam a surgiu na 2ª parte, com o Benfica a colocar-se pela primeira vez em vantagem. Chaguinha a servir de bandeja Fábio Cecílio. O internacional luso, que recuperou o esférico e iniciou o contra-ataque benfiquista, rematou com sucesso para o interior da baliza verde e branca. Entretanto, Fernando Wilhelm e Varela protagonizaram cenas lamentáveis e ambos receberam ordem de expulsão. O argentino ficará suspenso três jogos. A resposta não tardou e praticamente a meio da etapa complementar, o Sporting chegou ao empate em situação de "5 para 4". Três min volvidos e Elisandro fez o 3-2, num forte pontapé, após nova assistência açucarada da figura do encontro, o energético Chaguinha. Naturalmente, os leões acercaram-se da baliza das águias até final do tempo regulamentar, com guarda-redes avançado, e foi já "em cima do joelho" que restabeleceu nova igualdade, com Bebé mal na fotografia, e levou o encontro para as grandes penalidades. Felizmente depois fez-se justiça. Cavinato atirou para fora e Franklin apontou o golo que selou a passagem do Benfica à Final.

Na Final, os encarnados mediram forças com a Burinhosa, que se apurou depois de afastar o Viseu 2001, também com recurso às grande penalidades. Os homens que envergam o "Manto Sagrado" confirmaram o favoritismo e arrecadaram a sétima Taça de Portugal do nosso historial!

Chaguinha, por duas ocasiões, Elisandro, Gonçalo Alves e Fábio Cecílio foram os obreiros de um triunfo inequívoco do Benfica.

A formação benfiquista entrou mais forte na quadra e cedo inaugurou o marcador. Bruno Coelho com classe desviou a bola do guardião contrário, no entanto esta embateu na barra e sobrou para Chaguinha que emendou de forma oportuna. Logo 1 min volvido, desatenção das águias e a turma oriunda de Alcobaça não vacilou no contra-golpe. Estava feito o 1-1. O jogo encontrava-se numa toada electrizante e imediatamente o Benfica voltou à posição da dianteira no "score", por via de um golo de antologia de Elisandro, para ver e rever. Sublime chapéu aplicado pelo possante brasileiro. As águias dominavam o jogo e sucediam-se as oportunidades de golo criadas. Gonçalo Alves estava disposto a despedir-se da prova da melhor forma. Não se contentou em erguer o troféu e realizou uma excelente exibição coroada com um golo de cabeça. Num contra-ataque muito bem trabalhado, Bruno Coelho apareceu solto de marcação junto à baliza adversária e encostou para o fundo das redes. 4-1 com pouco menos de 8 min para o intervalo. Daí para a frente, as águias controlaram as operações com relativa tranquilidade, pese embora algumas distracções defensivas. Com praticamente 5 min jogados da 2ª parte, Chaguinha combinou com Elisandro e bisou na partida, fixando o resultado final em 5-1.

Taça de Portugal - Final Eight

Resultados Finais dos Quartos de Final

SL BENFICA 5-0 CS São João
Sporting 13-0 GD Estoril Praia
Viseu 2001 5-1 AM Portela
Módicus 5-8 Burinhosa

Resultados Finais das Meias Finais

SL BENFICA 6-5 (g.p.) Sporting
Viseu 2001 6-8 (g.p.) Burinhosa

Final

SL BENFICA 5-1 Burinhosa


E o Benfica é Campeão Nacional de Voleibol, pela 7ª vez do seu palmarés! Com efeito, o objectivo principal da época foi cumprido. Orgulho! Parabéns ao plantel, equipa técnica, especialmente o Prof. José Jardim, e todo o staff envolvido por termos voltado ao sucesso.

A hegemonia nacional da modalidade é nossa! Nos últimos 5 anos, conquistamos o ceptro nacional por 4 vezes. No 5º e decisivo encontro da Final dos Playoffs, as águias confirmaram que o Complexo da Luz é a nossa fortaleza (registo 100% vitorioso em casa a nível interno na presente temporada) e bateram de forma contundente o Sporting de Espinho. Limpinho!

Uma palavra de gratidão para os mais de 1000 benfiquistas que apoiaram os nossos jogadores. Com ambientes assim estamos mais próximos dos êxitos, mesmo com alguns jogadores nossos condicionados por problemas físicos. Fantástico! "Juntos somos mais fortes".

Passando àquilo que se desenrolou no recinto de jogo, a equipa benfiquista realizou uma prestação muito consistente, cheia de confiança e eficaz, colocando por diversas vezes em séries dificuldades a recepção dos tigres (defesa "baixa") e, por conseguinte, obrigando Miguel Maia a correr demasiado para servir os seus colegas de equipa.

A formação encarnada entrou algo nervosa na "negra" e consentiu uma vantagem considerável (1-5) ao adversário logo na fase prematura da partida. José Jardim parou o jogo por 1 min e a sua opção surtiu efeito. Felizmente a reacção foi pronta (7-6) e o jogo foi pautado pelo equilíbrio (16-15 no 2º tempo técnico) até à fase decisiva (22-18) onde as águias, com raça, querer e ambição, não permitiram quaisquer veleidades e venceram por 25-21.

Nos dois sets seguintes, predominou o domínio do Benfica, com clara supremacia em todos os capítulos, perante um opositor desconcentrado e claramente afectado pelo ruído vindo as bancadas. Os parciais de 25-17 e 25-19 reflectem a justiça da vitória encarnada. A festa estava assegurada!

Todos foram heróis e merecem a nossa homenagem, incluindo os lesionados Honoré e André Lopes, todavia do ponto de vista individual, Hugo Gaspar destacou-se dos companheiros, particularmente pela quantidade de pontos da sua autoria (22 pontos). Enorme capitão! Claro está que a raça de Roberto Reis, a eficácia da recepção de Ivo Casas, a classe de Vinhedo na distribuição, a regularidade de Zelão e Mart Van Verkhoven no centro da rede e a qualidade indiscutível de Rapha, também foram fundamentais na glória benfiquista.

Terminou assim uma temporada claramente positiva com a conquista do ceptro nacional e Supertaça. A dolorosa derrota na Final da Taça de Portugal constituiu indelevelmente um duro golpe no projecto mas o colectivo às ordens de José Jardim não se deixou afectar pelos benfiquistas mais cépticos e, pese embora a ausência de duas peças fulcrais do plantel, arrancou para a vitória no campeonato, ultrapassando dois duros obstáculos até à felicidade, a Fonte Bastardo e o Sp. Espinho. Na Europa, fomos afastados nos Oitavos de Final da Challenge Cup pelo Chaumont VB. Uma participação digna. Logicamente ambicionávamos mais mas caímos de pé frente a uma equipa que entretanto se sagrou Campeã Nacional de França e foi finalista vencida da competição europeia.

Resultado Final do Jogo 5 da Final dos Playoffs

SL BENFICA 3-0 Sp. Espinho (25-21; 25-17; 25-19)


Dupla vitória no reduto do CAB Madeira permitiu o acesso benfiquista às Meias Finais dos Playoffs do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Depois do empate registado no duplo compromisso em plena Luz, o Benfica superiorizou-se em solo madeirense, no entanto em ambas as partidas a aguerrida formação insular ofereceu uma boa réplica.

No jogo 3 da série, a formação comandada por Carlos Lisboa impôs-se, por 67-75, recuperado desde logo o factor "casa". Uma partida equilibrada (29-35 ao intervalo), mas sempre com ligeiro ascendente das águias (48-57 no final do 3º Período). Os insulares ainda reduziram (53-56), mas o Benfica voltou a descolar no marcador e logrou o triunfo. Raven Barber foi o MVP da partida, ao somar 18 pontos e 7 ressaltos.

A eliminatória ficou fechada no Domingo, fruto do triunfo por 72-86. Muito embora o resultado aponte para uma tarde confortável para as águias, a história do jogo não foi bem assim. O jogo foi repartido, à excepção do 2º Período onde as águias não deram hipóteses (10-21). Na 2ª parte, o inconformado conjunto madeirense tentou de tudo e foi mais concretizador do que as águias, tendo-se aproximado substancialmente no marcador (65-66), contudo não conseguiu levar a série para a "negra". Carlos Morais (22 pontos e 8 ressaltos) foi o melhor em campo do lado das águias, secundado por Raven Barber (17 pontos e 7 ressaltos).

Atenções viradas para a Meia Final destes Playoffs, onde iremos defrontar a Oliveirense, que eliminou o Illiabum em apenas três jogos, ao passo que o FC Porto disputará um lugar na Final com o Vitória de Guimarães.

Resultados Finais do 3º Jogo dos 1/4 Final dos Playoffs

CAB Madeira 67-75 SL BENFICA
Galitos Barreiro 81-78 V. Guimarães
Ovarense 68-97 FC Porto
Illiabum 60-64 Oliveirense

Resultados Finais do 4º Jogo dos 1/4 Final dos Playoffs

CAB Madeira 72-86 SL BENFICA
Galitos Barreiro 79-88 V. Guimarães


Em Braga, o conjunto liderado por Mariano Ortega perdeu, por 27-26, diante do ABC, porém assegurou o pódio, em duelo respeitante à 8ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional de Andebol.

O terceiro lugar já estava garantido, faltava apenas confirmá-lo matematicamente. O jogo não foi objecto de transmissão televisiva mas tudo indica que se tratou de uma jogo dividido e com incerteza quanto ao vencedor até final.

No entanto, a formação benfiquista entrou por cima no desafio, atingindo uma vantagem de cinco golos (1-6). Os minhotos reagiram e gradualmente encurtaram distâncias e inclusivamente chegaram ao intervalo a vencer de forma tangencial (12-11). Na segunda parte foi o colectivo orientado por Carlos Resende a lograr um parcial favorável que levou o marcador até aos 19-13. Também a reacção das águias foi positiva, com maior eficácia defensiva, culminando na reposição da igualdade já dentro dos minutos finais (24-24). A equipa da casa somou os três pontos, num encontro decidido nos derradeiros instantes através da execução de um livre de 7 metros. Uelington da Silva foi o melhor marcador do lado encarnado, com 6 golos.

Resultados Finais da 8ª Jornada (Fase Final)

ABC 27-26 SL BENFICA
Madeira SAD 32-26 Águas Santas
Sporting 28-27 FC Porto


Título europeu de Hóquei em Patins não foi revalidado. Em Lleida, o SL Benfica foi derrotado na Meia Final da Liga Europeia, frente ao Réus por 5-6, após grandes penalidades.

Em sentido inverso, enviamos os nossos parabéns às gloriosas comandadas por Paulo Almeida pela conquista do Campeonato Nacional da modalidade pela 5ª temporada consecutiva!

Os pupilos de Pedro Nunes entraram em rinque com a surpresa da eliminação do
 favorito Barcelona, pelo que as hipóteses da glória europeia aumentavam exponencialmente. Subsistia a dúvida de que como iria reagir o plantel à lesão de Tiago Rafael e ao facto de não terem realizado treino de adaptação à pista.

Objectivamente, a ineficácia nas bolas paradas foi decisiva para o desfecho do embate. Duas grandes equipas em confronto, em que o equilíbrio foi evidentemente uma constante durante o jogo, mas com os catalães a superiorizarem-se nas grandes penalidades. O guardião Pedro Henriques, guardião cedido pelo Benfica, foi titular na baliza adversária e fez o seu trabalho, ao invés das águias que se apresentaram perdulárias.

O primeiro golo da partida surgiu logo no primeiro minuto e precisamente na cobrança de castigo máximo, com Albert Casanovas a colocar a equipa castelhana a vencer. Pouco depois houve oportunidade do lado encarnado, todavia João Rodrigues falhou o penalty. O empate surgiu à passagem do min 5, fruto de um disparo do meio-campo de Diogo Rafael. Cinco min depois, João Rodrigues conseguiu desfeitear Pedro Henriques e fez o 2-1. Mas não durou muito até haver nova igualdade. Depois de ter claudicado num livre directo, após cartão azul visto por Diogo Rafael, Raul Marín numa iniciativa puramente individual empatou o jogo. Próximo do intervalo, aconteceu reviravolta no marcador num lance onde Miguel Rocha concedeu demasiado espaço a Casanovas.

Nos instantes iniciais da 2ª parte, surgiu nova chance de ouro para as águias, porém Jordi Adroher não conseguiu transformar o livre directo que dispôs em golo. O empate foi restabelecido a 15 min do término do tempo regulamentar, numa bela 'stickada' de Carlos Nicolia. Voltava tudo à "estaca zero". O Réus poderia ter alcançado de novo a vantagem, mas Trabal parou o livre directo. Adroher, assistido por Valter Neves já dentro de área, fez o 4-3, quando faltavam pouco mais de 10 min do fim. A seguir, Nicolia falhou livre directo, na sequência da 10ª falta do Réus, e na resposta os catalães empataram o jogo numa jogada de insistência.

O jogo foi para prolongamento, mas o 4-4 permaneceu intacto. Nenhuma das equipas chegou ao desejado golo de ouro. Os encarnados desperdiçaram excelente oportunidade para lograr tal desiderato, primeiro ao falharem um livre directo, através de Nicolia, depois sem tirar benefício da situação de "powerplay". Portanto, tudo ficou adiado para as grandes penalidades, onde em quatro séries apenas Nicolia conseguiu ultrapassar Pedro Henriques, enquanto os espanhóis marcaram por duas vezes.

O Réus acabou por erguer o troféu mais importante de clubes a nível europeu ao suplantar, por 4-1, a Oliveirense.

Agora há que mudar o "chip" e dar tudo pelas competições domésticas. Queremos o Tri-Campeonato e a Taça de Portugal. Vamos a isso rapazes da Luz!

Liga Europeia - Final Four

Resultados das Meias Finais

SL BENFICA 5-6 (g.p.) Réus
Barcelona 0-1 (a.p.) Oliveirense


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário