sexta-feira, 16 de junho de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Felicidade e desilusão, dois sentimentos experimentados na Luz. A maior alegria do fim de semana anterior recaiu na conquista do Campeonato Nacional de Basquetebol. E sobre patins houve uma reviravolta épica que nos deixa próximos da revalidação do título nacional. Em Futsal fomos eliminados nas Meias Finais dos Playoffs.

Confira a nossa visão mais detalhada sobre cada um jogos realizados.


O SL Benfica é Campeão Nacional de Basquetebol, pela 27ª ocasião, após aniquilar FC Porto por 87-57 no Jogo 3 da Final dos Playoffs. Viva o BENFICA!

Muito bem rapazes da Luz! Recuperaram o título que o finalista vencido conquistou na época passada. Endereçamos os parabéns a Carlos Lisboa e restante grupo de trabalho.

Um jogo de sentido único, com clara supremacia benfiquista a todos os níveis. Que explica como apenas precisamos de três jogos para nos sagrarmos Campeões! Foi um festival de eficácia na Luz, com os nossos atiradores inspirados.

Apesar de termos sido menos consistentes na fase regular, a equipa encarnada redimiu-se e deu uma resposta cabal na fase decisiva da temporada, com apenas um jogo perdido nas três eliminatórias dos Playoffs, provando inequivocamente que é a melhor equipa a nível nacional.

Um bom comportamento ao nível defensivo das águias desde o apito inicial e uma eficácia bastante favorável no tiro exterior (17 triplos), com Carlos Morais (melhor marcador do jogo com 17 pontos juntamente com Sasa Borovnjak) e Nuno Oliveira a notabilizarem-se neste capítulo, culminaram numa noite de Sexta-feira de festa na Luz. A turma benfiquista alcançou uma vantagem considerável desde a etapa inicial do duelo e foi avolumando-a gradualmente. 
Na segunda parte, o "show" continuou e o Benfica dominou o jogo a seu bel-prazer com o público da Luz em êxtase. De sublinhar também a nossa supremacia na luta das tabelas, com particular ênfase para o contributo de Raven Barber, autor de um duplo-duplo (11 pontos e 13 ressaltos) e premiado como MVP do encontro (24.5 de valorização).

Nos últimos nove anos, o Benfica conquistou sete campeonatos. Isto sim, é hegemonia na modalidade! Como é sistemático ano após ano, o Benfica é favorito à conquista de todos os troféus nacionais que disputa. Nesta época que agora chegou ao fim, o balanço a fazer é francamente positivo. As coisas não começaram bem, com a derrota na Supertaça, mas os encarnados reagiram e venceram nas restantes competições - Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Taça Hugo dos Santos. Portanto, ficou comprovada a nossa maior qualidade colectiva e individual. Além-fronteiras deixamos uma boa imagem, primeiro na curta participação na FIBA Liga dos Campeões e depois ao alcançar a 2ª Fase na FIBA Europe Cup.

Resultado Final do Jogo 3 da Final dos Playoffs

SL BENFICA 87-57 FC Porto


Sábado desastroso em Futsal. Sporting de Braga voltou a derrotar-nos, desta vez por 1-2, e seguiu para a Final do Campeonato Nacional. Que frustração!

Está perdido o objectivo principal da temporada. Eliminação nas Meias Finais que nos deixa fora da UEFA Futsal Cup na próxima temporada, onde irão marcar presença os finalistas Sporting e Sp. Braga.

Um golo de Tiago Brito a escassos segundos do fim gelou a Luz e permitiu aos minhotos avançar para a Final do campeonato. O Sp. Braga apresentou-se na quadra extra-motivado pela vitória caseira no Jogo 1 e foi feliz nos seus intentos. As águias com maior posse de bola perante um rival recuado mas matreiro nas suas acções.

A primeira parte foi até algo sonolenta, à excepção da recta final, marcada pelas poucas oportunidades de golo criadas de parte a parte. O Benfica, como mencionado acima, teve mais bola mas revelou pouca objectividade frente a um conjunto contrário fechado no seu reduto defensivo, procurando aqui e ali o erro dos homens de "águia ao peito" para sair em contra-ataque. A menos de 2 min do intervalo, Alessandro Patias desperdiçou, de grande penalidade, uma oportunidade de ouro para desbloquear o marcador. Pouco depois, Rafael Henmi viu o segundo amarelo, por pretensa simulação, deixando a formação de Joel Rocha em inferioridade numérica. Mas o desejado golo surgiu na mesma. Elisandro abriu o activo à beira do intervalo, ao desviar subtilmente de cabeça após um passe longo bem sucedido de Bebé.

A segunda parte começou, e acabou, da pior maneira para as hostes encarnadas. André Coelho, soltou de marcação não perdoou num remate de primeira. Estava reposta a igualdade. Os encarnados tentaram chegar de novo à vantagem, mas sem sucesso. Duas bolas ao poste foram o expoente máximo da vontade benfiquista. O balde de água fria aconteceu já quando se aguardava pelo prolongamento numa jogada de contra-ataque exemplarmente bem concluída por Tiago Brito. Gonçalo Alves acaba assim de forma pouco feliz a sua longa e recheada carreira.

Esta temporada até começou da melhor forma com a vitória na Supertaça frente ao favorito Sporting que seguramente transmitiu confiança até aos benfiquistas mais cépticos. Na Taça da Liga, repetiram-se os contornos de 2015/2016, ou seja fomos afastados nos 1/4 Final pela AD Fundão. As dúvidas voltaram a pairar no ar, alimentadas por alguns percalços na fase regular do campeonato. Depois veio a vitória na Taça de Portugal, onde a equipa foi mais competente do que os rivais e voltou a suplantar o Sporting. Consequência disso, a qualidade do nosso jogo aumentou e isso foi uma evidência na fase final da época, porém na luta pelo acesso à Final do campeonato tudo isso se esmoreceu diante de uma equipa bastante bem organizada e que soube explorar as fragilidades do Benfica. Há que reflectir e alterar o rumo desta secção...

Resultados Finais do Jogo 2 dos 1/2 de Final dos Playoffs

SL BENFICA 1-2 Sp. Braga
Sporting 5-2 Módicus


De loucos! Espectacular reviravolta benfiquista na Luz. Benfica bateu a Oliveirense por 7-6, em jogo relativo à 25ª e penúltima ronda do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Águias seguram liderança e estão a uma vitória do título. Dragões mantêm-se no 2º posto em igualdade pontual. NÓS SÓ QUEREMOS BENFICA CAMPEÃO!!!

Os anos recentes apontam para jogos épicos entre Benfica e a UDO mas o que se passou no Sábado foi mais do que isso. Impressionante a maneira como o Benfica operou a reviravolta no marcador nos últimos instantes da partida quando já ninguém, à excepção de Carlos Nicolia, acreditava.

Duas das melhores equipas mundiais em acção na pista da Luz, com executantes fabulosos que deliciaram os adeptos que lotaram as bancadas e os espectadores que assistiram ao jogo "grande" da jornada.


Os vice-campeões europeus entraram mais fortes em rinque, pese embora o livre directo desperdiçado por Jordi Adroher logo no início do jogo, e adiantaram-se no marcador à passagem do min 5 perante alguma apatia benfiquista. O jogo foi muito táctico durante a primeira parte, com a Oliverense coesa e pragmática nas suas acções, e não se registaram mais mexidas no 'score'. O Benfica poderia ter evitado recolher aos balneários em desvantagem, mas fracassou em dose dupla de grande penalidade - Diogo Rafael e João Rodrigues. Curiosamente, ao contrário do que se sucedeu no Dragão Caixa, a eficácia nas bolas paradas esteve longe de ser total mas o que conta é que agora arrecadamos os três pontos.

Tal como no 1º tempo, a turma de Oliveira de Azeméis chegou cedo ao golo, aproveitando a passividade benfiquista. Com 7 min disputados, Carlos Nicolia repôs a diferença de um golo, após transformação irrepreensível de um livre directo (consequência da 10ª falta da UDO). Na resposta, e em contra-ataque, o colectivo orientado por Tó Neves fez o 1-3, 
perante as facilidades concedidas e pouco depois novo tento forasteiro em circunstâncias idênticas, com Jordi Bargallo novamente como protagonista. As águias reagiram imediatamente e num lance de insistência Jordi Adroher reduziu para 2-4. Pouco depois Bargallo atingiu Nicolia mas a dupla de arbitragem não mostrou o 3º azul ao hoquista da UDO e consequente cartão vermelho. Nicolia, revoltado com a decisão, a partir daqui não mais foi o mesmo e exibiu-se a um nível só ao alcance dos génios. O argentino numa iniciativa individual viria a assinar o 3-4, a menos de 6 min do fim. Mas o Benfica não soube ter cabeça fria e a Oliveirense fez dois golos de rajada, por intermédio do craque Bargallo. Parecia estar encontrado o vencedor da partida. Restavam menos de 5 min para o apito final e a UDO vencia por 3-6.

Mas havia ainda muito por contar. Muita intensidade e emoção nesta épica parte final do embate. Só deu BENFICA! Nicolia encurtou por 4-6, na cobrança magistral de um livre directo. De forma um pouco fortuita, João Rodrigues também fez o gosto ao 'stick'. Já ninguém aguentava estar sentado na Luz. Jogo recomeça, Nicolia recuperou logo a bola e isolado fez o empate (5-5). Estava dado o mote para uma remontada surreal. A 39 segundos do fim, Diogo Rafael sofreu uma falta clara dentro da área da UDO. Castigo máximo a favor dos homens que envergam o "Manto Sagrado". A desejada remontada chegou por intermédio do melhor hoquista do mundo! Carlos Nicolia permitiu a defesa ao guardião contrário mas na recarga não claudicou e fez explodir a Luz. Estratégia de risco máximo resultou, levando ao delírio os benfiquistas que lotaram o pavilhão.

Resultados Finais da 25ª Jornada

SL BENFICA 7-6 Oliveirense
Sp. Tomar 3-8 Sporting
Riba D'Ave 8-4 AD Sanjoanense
AD Valongo 1-4 FC Porto
HC Turquel 5-7 Valença HC
Juv. Viana 6-1 Candelária
OC Barcelos 2-0 Paço de Arcos


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário