sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Temos mais um fim de semana desportivo de muita acção, nos pavilhões da Luz, nos Açores e na Suíça! Três equipas com compromissos do campeonato nacional e outras duas com jogos para as competições europeias, com natural destaque para o Andebol. 

Confira, como é norma, a nossa antevisão de cada uma das partidas.


A primeira equipa a entrar em acção é o Basquetebol, que neste Sábado pelas 15 horas recebe na Luz o Sampaense. Um jogo com transmissão em diferido na BENFICA TV pouco depois das 19 horas.

É um confronto de extremos. O Benfica, líder do campeonato, recebe o lanterna vermelha, que conta todos os seus jogos disputados até agora por derrotas. Esta frase quase que faz a antevisão da partida, tal a desigualdade de forças em confronto. Ainda assim, a nossa equipa vem de duas derrotas consecutivas (embora a derrota europeia fosse em jogo absolutamente indiferente para a classificação), pelo que se espera a natural inversão deste sentido.

Esperamos uma entrada forte do Benfica para resolver o mais cedo possível o jogo e depois dar continuidade à utilização de jogadores menos rodados, que bem precisam de ser testados em competição, pois com a continuidade europeia, Dezembro e Janeiro serão meses bem carregados no calendário encarnado. Estamos certos também de que se a margem no marcador se avolumar, haverá ocasião para os nossos craques darem espectáculo, com jogadas bonitas que empolguem as bancadas.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 8ª Jornada

Sábado - dia 26:

SL BENFICA-Sampaense 15h
CAB Madeira-Eléctrico 16h
Lusitânia-Oliveirense 18h
Maia Basket-V. Guimarães 21h30

Domingo - dia 27:

Ovarense-FC Porto 15h
Illiabum-Galitos Barreiro 18h


Segunda jornada do Grupo A da Liga Europeia para a equipa de Hóquei em Patins, em acção este Sábado pelas 16h30 na Suiça, diante do RHC Diessbach.

Nada mais se espera do que a conquista dos 3 pontos nesta deslocação ao terreno do "outsider" do Grupo, uma equipa sem nada a perder mas com menos argumentos colectivos e individuais, como ficou patente no primeiro jogo em Itália, onde foram derrotados por 8-3. Em 2013/2014, o SL Benfica venceu categoricamente este mesmo adversário por duas ocasiões, 13-3 e 2-11.

Pede-se ao Benfica um jogo em linha das mais recentes exibições. Entrada forte e demolidora e manutenção dos níveis de concentração durante todo o jogo, para gestão e ampliação da diferença no marcador. A nossa equipa está em bom momento, tudo começa a fluir da melhor forma, e por isso com natural esperança numa vitória clara. A formação helvética conta com os ex-Benfica Carlos Silva e Rui Ribeiro, e irá certamente estar motivada por receber o Campeão Europeu em sua casa.

As contas do apuramento podem ser complicadas se alguém perder pontos com o Diessbach, fica o alerta para o Benfica enfrentar a partida com a seriedade habitual. Só podemos ganhar!

Liga Europeia (Fase de Grupos) - Jogos da 2ª Jornada

Sábado - dia 26:

RHC Diessbach-SL BENFICA 16h30
Vic-Amatori Lodi 19h


Voltando aos jogos caseiros, e logo a seguir ao Basquetebol, a equipa de Futsal volta a jogar em casa, pelas 17 horas recebe o Unidos Pinheirense em mais um jogo do Nacional. Uma partida que pode ser vista em directo na BENFICA TV.

A ordem desta jornada foi invertida no que toca ao jogo do Benfica, pelo que é o segundo de três jogos consecutivos em nossa casa. Só passa pela cabeça dos pupilos de Joel Rocha a vitória, no jogo que pode marcar o regresso de Ré após quatro partidas de castigo. Fica a dúvida se Elisandro fará o seu regresso também nesta tarde.

Depois da vitória clara e muito escassa sobre o Burinhosa, certamente que os jogadores e os adeptos estão ávidos de golos e muito espectáculo. O Unidos, 7º classificado, é uma equipa que tem argumentos para oferecer melhor réplica, e por isso o Benfica deverá, à partida, ter mais trabalho do ponto de vista defensivo neste jogo. Contudo, se a dinâmica ofensiva continuar no timbre da última partida, será uma questão de aproveitar bem melhor as ocasiões de golo criadas para construir uma vitória sólida.

Não será contudo de descurar que esta questão possa levar a alguma ansiedade, pelo que será preciso um bom controlo emocional da partida, caso o marcador fique em aberto até à parte final da partida. Como sempre, pedimos um Benfica rigoroso nas suas acções, concentrado e solidário como é timbre do jogo encarnado.

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 8ª Jornada

Sábado - dia 26:

SL BENFICA-Unidos Pinheirense 17h BENFICA TV
Sp. Braga-Quinta dos Lombos 16h
Futsal Azeméis-Leões de Porto Salvo 17h30
Módicus-Os Vinhais 18h
Rio Ave-CS São João 18h

Domingo - dia 27:

Burinhosa-Belenenses 17h30

Sporting 9-1 AD Fundão


Jogo grande no Campeonato Nacional de
Voleibol, infelizmente sem transmissão televisiva. Este Sábado, pelas 19 horas, o Benfica desloca-se ao reduto do Campeão Nacional e grande rival nestas últimas temporadas, a Fonte Bastardo.

É então uma partida de grau de dificuldade máximo, perante um adversário ainda a habituar-se às mudanças no seu plantel. O Benfica já passou no duro teste em casa do Sporting de Espinho, equipa que na passada ronda foi vencer por 2-3 precisamente a casa da Fonte Bastardo.

Não podemos usar estes jogos de barómetro, mas uma coisa é certa. A margem de erro da Fonte é menor. Se este ano parece que vamos ter 3 candidatos claros ao título, então na busca pelo factor casa em todos os Playoffs, uma vitória do Benfica neste jogo, sobretudo se for por margem que valha os 3 pontos, deixa os pupilos de José Jardim numa excelente posição face a este adversário.  

Para levar de vencido este jogo, o Benfica terá necessariamente de estar no seu melhor, dando continuidade ao que tem vindo a fazer nesta fase inicial da época. Com uma distribuição variada e certeira, os nossos ataques estão certeiros, mas a recepção, bloco e serviço têm contribuído para o ascendente encarnado neste arranque de temporada.

Mantendo os níveis de eficácia altos em todas as acções do jogo, acreditamos que o Benfica ficará próximo da vitória. Não esquecer também o factor anímico. É importante sair dos Açores com um triunfo, depois da final do campeonato passado. Do outro lado está um adversário de orgulho ferido e certamente já bem mais rotinado relativamente ao jogo da Supertaça, pelo que não será um jogo nada fácil.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 6ª Jornada

Sábado - dia 26:

Fonte Bastardo-SL BENFICA 19h
Castêlo da Maia-Atl. Madalena 17h
Esmoriz-SC Caldas 17h
Leixões-Ac. São Mamede 17h
VC Viana-Ac. Espinho 18h

Domingo - dia 27:

V. Guimarães-Sp. Espinho 18h05


Para domingo fica o prato forte deste fim de semana, com a equipa de Andebol a receber o KS Azoty-Pulawy em jogo da segunda mão da 3ª Ronda da Taça EHF. A partida antecede o Benfica-Moreirense no Estádio da Luz, começa pelas 16 horas.

É o tudo ou nada para os comandados de Mariano Ortega no que toca à presença europeia. O Benfica precisa de inverter a diferença de 5 golos trazida do jogo na Polónia (34-29). A tarefa é árdua, pela frente está um valioso adversário. Terceiro classificado do último campeonato, de onde saiu o campeão europeu em título, o Azoty é uma equipa melhor do que a que foi eliminada pelo Benfica em 2015.

Para esta segunda mão é preciso corrigir os erros da primeira Mão. O Benfica tem de defender de forma mais agressiva, conseguindo travar as constantes trocas ofensivas e o poder de fogo de Nikola Prce (número 34), um veterano que continua em grande forma, tal como o pivot Bartosz Jurecki, dois jogadores que juntos têm muitos mais jogos europeus que toda a equipa encarnada.

Além do capítulo defensivo, o Benfica tem de ser mais eficaz no ataque, começando por ser menos precipitado nas saídas rápidas, para evitar tantas falhas técnicas. Fisicamente acreditamos que a equipa do Benfica estará com outra frescura e disponibilidade para este jogo, o que também pode ser importante relativamente ao jogo da semana passada. E por último temos de apelar a duas coisas: à capacidade de superação dos nossos jogadores, que ao longo de todo o jogo têm de estar no seu melhor para superar a tarefa em mãos, e claro, a todos os adeptos do Sport Lisboa e Benfica, que encham obrigatoriamente o Pavilhão Nº 2 da Luz e façam o "Inferno" nas bancadas que catapulte a equipa para uma gigante vitória!

O Benfica terá de ganhar por 5 golos de diferença, se sofrer menos de 29, para seguir para a fase de grupos da Taça EHF. Uma vitória por menor diferença significa a eliminação.    

Taça EHF (3ª Ronda) - 2ª Mão 

Domingo - dia 27:

SL BENFICA-KS Azoty-Pulawy 16h


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!






Sem comentários:

Enviar um comentário