terça-feira, 29 de setembro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Mais uma taça para o Museu Cosme Damião!!! A insaciável equipa de Basquetebol consolidou a hegemonia benfiquista ao conquistar o Troféu António Pratas, e elevou para 10 o número de títulos oficiais consecutivos alcançados, o que constitui novo record nacional! Em Futsal, que lidera de forma isolada ainda que à condição, e em Andebol mantém-se um percurso totalmente vitorioso no respectivo Campeonato Nacional. A única pedra no sapato no último fim de semana coube à equipa de Hóquei em Patins, finalista vencida da Supertaça António Livramento.

Confira, seguidamente, o rescaldo de todos os encontros onde o Glorioso foi interveniente.

Mais uma goleada aplicada pelo conjunto de Futsal, em jogo a contar para a 4.ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. Estamos no comando, sem companhia provisoriamente, da pauta classificativa.
Ainda não tinham sido jogados 2 min na partida e os Campeões Nacionais já tinham colocado a bola no interior da baliza do CS São João, Campeão Nacional da II DIvisão, após Chaguinha concluir sem oposição uma combinação com Rafael Henmi. O adversário, actual lanterna vermelha, respeitou, e bem, a maior capacidade dos encarnados para criar situações de golo e a superior qualidade nos lances de decisão. Sempre que impúnhamos velocidade no jogo, a equipa vinda de São Martinho do Bispo sentia enormes dificuldades em fazer face ao caudal ofensivo dos comandados de Joel Rocha. Mas a turma visitante jogou enquanto pode com as suas armas, fechando os espaços para a sua baliza na tentativa de retardar ao máximo o dilatar da vantagem benfiquista e procurando o erro do SL Benfica para transições rápidas em direcção à baliza à guarda de Bebé. E esta estratégia foi bem sucedida até que o muro se desmoronou. Fernando Wilhelm fez o 2-0 a pouco mais de 3 min do descanso, num disparo surpreendente e forte a partir da linha final, quase sem ângulo, com a bola a passar entre o poste o guarda-redes. O internacional argentino prossegue com o registo de marcar em todos os jogos oficiais. Até ao intervalo, o SL Benfica viria a elevar a vantagem para 4-0, através de um bis de Ré.
Na etapa complementar, o SL Benfica aumentou a diferença no marcador, sem precisar de grande acutilância atacante. Fernando fez o 2.º da sua conta pessoal, na transformação de uma bola parada ensaiada. O Capitão Gonçalo Alves também inscreveu o seu nome na lista de marcadores, num lance em que a pressão alta encarnada funcionou plenamente, tal como logo a seguir com Alessandro Patias a fazer o 7.º tento após passe de Bruno Coelho. Um dos momentos da tarde foi protagonizado pelo reforço Mário Freitas, que já tinha estado em evidência ao assistir Ré no 4-0, uma vez que com uma eficaz jogada individual se estreou a marcar oficialmente pelo SL Benfica. A cerca de 8 min do término da partida, o pivot Alan Brandi tabelou com Chaguinha e também marcou. O jogo não iria terminar sem o golo de honra do CS São João, a aproveitar uma deficiente recepção de bola por parte de Bruno Coelho, fixando assim o resultado final nuns esclarecedores 9-1.
Desta vez, e segundo tínhamos previsto na Antevisão, Juanjo foi o jogador estrangeiro preterido. Destaque ainda para a utilização do jovem Cristiano na 2.ª parte e para a boa moldura humana presente no apoio aos gloriosos do Futsal.
A equipa parte agora para a Eslovénia, onde irá disputar a fase principal da Uefa Cup 2015/2016 (http://benficaecletico.blogspot.pt/2015/07/uefa-cup-20152016.html).

Resultados Finais da 4ª Jornada

SL BENFICA 9-1 CS São João
Burinhosa 3-3 Fundão
Boavista 5-3 Leões de Porto Salvo
Sporting 10-2 Rio Ave
Quinta dos Lombos 2-6 Módicus
Belenenses 1-3 Sp. Braga
SL. Olivais 3-5 Gualtar


Mais um jogo, mais uma vitória. Chega ao fim um ciclo de jogos onde era imperativo não vacilar no Campeonato Nacional de Andebol.
A equipa às ordens de Mariano Ortega cumpriu com sua missão de forma contundente na deslocação ao reduto do Passos Manuel, em Lisboa, revelando desde cedo as suas intenções. Ao intervalo já estava praticamente encontrado o vencedor da partida, conforme o resultado atesta (8-15). Na 2.ª metade, os encarnados ampliaram a vantagem, 32-15, garantindo assim a 5.ª vitória consecutiva. Numa partida em que os golos encarnados foram distribuídos por 12 jogadores, aspecto que comprova o bom momento colectivo, distinguiram-se Elledy Semedo e Hugo Lima com 7 e 5 golos, respectivamente.
Depois de cinco jogos, cinco vitórias, frente a adversários teoricamente acessíveis, segue-se a recepção ao histórico Águas Santas.

Resultados Finais da 5ª Jornada

Passos Manuel 15-32 SL BENFICA
Belenenses 21-23 ISMAI
Madeira SAD 26-17 Sp. Horta
Porto 32-27 ABC
AA Avanca 24-21 AC Fafe
Águas Santas 26-28 Sporting


Pelo 2.º ano consecutivo, a formação de Basquetebol do SL Benfica sagrou-se vencedora do Troféu António Pratas! Com esta taça, as águias bateram o record nacional de dez títulos consecutivos, que anteriormente já lhes pertencia desde a longínqua época de 1994/1995.
Mais uma vez, São Pedro do Sul acolheu a Fase Final da competição, onde o SL Benfica alcançou, neste Domingo, a 6.ª vitória em nove edições! Notável.
Antes, no Sábado, o SL Benfica qualificou-se sem contestação para a Final ao levar de vencida o Clássico. Havia muita expectativa face ao desaparecimento portista durante três anos, mas no reencontro os pupilos de Carlos Lisboa demonstraram o seu poderio e fizeram valer o favoritismo atribuído. Exploraram as várias situações de ataque, fosse através do lançamento exterior, fosse por jogadas de penetração e colocaram uma intensidade satisfatória, fundamentalmente a nível atacante. Mas só após o intervalo (36-30), os encarnados se distanciaram definitivamente no marcador, encarando o último período (58-48) com uma margem algo confortável. O SL Benfica, experiente, geriu o jogo como quis até final, com particular ênfase para a actuação do Base Mário Fernandes, não restando dúvidas quanto ao vencedor, 78-64. O aspecto menos positivo da prestação benfiquista prende-se com os muitos turnovers cometidos e a falta de agressividade na luta das tabelas, que permitiram ao Porto, sobretudo no 1.º tempo, manter-se na discussão por um lugar na Final.
Realce para os desempenhos de Daequan Cook (20 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências) e Jeremiah Wilson (17 pontos, 6 ressaltos e 2 assistências). Um duo a confirmar o estatuto de mais-valias para o SL Benfica, mas também para o Basquetebol nacional.
No embate decisivo, os Tetra-Campeões Nacionais não permitiram, conforme se sucedeu nos dois confrontos do Grupo 2 na semana transacta, quaisquer veleidades ao conjunto oriundo de Oliveira de Azeméis, que tinha suplantado igualmente no dia anterior a Ovarense por 84-74. O resultado final, 48-76, não deixa margem para dúvidas. Os encarnados revelaram a sua categoria, impondo inequivocamente a sua superioridade face à Oliveirense. A eficácia benfiquista foi uma constante em toda a partida, e ao intervalo o marcador já espelhava essa tendência, 43-30. No 3.º Período acentuou-se a vantagem encarnada, que entrou no derradeiro quarto com 20 pontos de diferença (57-37). Carlos Lisboa aproveitou para rodar o plantel todo, e dar tempo de jogo aos jovens Diogo Gameiro e Ricardo Monteiro, com ambos a concretizarem pontos. Os encarnados assegurariam o primeiro troféu oficial da temporada, com o resultado final a seu favor de 76-48. Parabéns a toda a secção!
O reforço Jeremiah Wilson, autor de 19 pontos e de 13 ressaltos, foi unanimemente considerado o MVP da Final, ou melhor o MVP da Fase Final. Além da qualidade técnica que ostenta, impressiona pela disponibilidade física que seguramente empolga e contagia os seus colegas de equipa, sendo preponderante quer no aspecto ofensivo quer a nível defensivo. A fazer lembrar o mítico Jean-Jacques...
Segue-se a Supertaça, agendada para o próximo Sábado, ante o Barcelos, em Vila Nova de Cerveira. Rumo à conquista do 11.º título interno consecutivo!

Troféu António Pratas (Fase Final)

Meias-Finais

SL BENFICA 78-64 Porto
Ovarense 74-84 Oliveirense

Final

SL BENFICA 76-48 Oliveirense


Repetiram-se os contornos da temporada anterior. Em Aljustrel, os Campeões Nacionais de Hóquei em Patins tropeçaram e falharam a conquista da Supertaça "António Livramento".
Enfim...Por onde começar? Basicamente fica a ideia de que oferecemos o título de bandeira ao rival da 2.ª Circular...
O cinco inicial foi composto por Trabal, Tiago Rafael, Valter Neves, Jordi Adroher e Marc Torra. Pedro Nunes optou por dar a titularidade aos dois novos reforços e deixar Diogo Rafael no banco, deixando antever que provavelmente o internacional luso ainda não se encontra na plenitude da sua forma depois de recuperar de uma gripe. A toada do encontro na parte inicial foi marcada por um certo encaixe das duas equipas, com muitas preocupações a nível táctico. Entretanto, naturalmente, o técnico benfiquista rodou a equipa e colheu os frutos sem grande espera. Primeiro, o astro Carlos Nicolia passou por trás da baliza sportinguista e deixou sorrateiramente a bola para João Rodrigues que, apanhando o rival em contrapé, inaugurou o marcador. Volvidos alguns instantes, os encarnados aumentavam a vantagem por intermédio de Diogo Rafael, a concluir dentro de área uma boa jogada de entendimento com o Capitão Valter Neves. Depois, parecia estar tudo controlado mas veio o descalabro...Quando já se pensava que o Benfica dificilmente iria deixar fugir a Supertaça, surgiu um passe errado, sem nexo, de Carlos Nicolia que levou a bola ao encontro de André Centeno. O ex-Juv. Viana, enfrentou isolado o guarda-redes encarnado e encurtou as distâncias. Ao intervalo, o SL Benfica mantinha-se na frente por 2-1.
Quem não marca sofre. Uma máxima que se aplica a este jogo, sobretudo à 2.ª parte. Objectivamente, claudicamos nas bolas paradas e nas várias situações de "powerplay" (superioridade numérica) que dispusemos. Mas, antes, dois erros defensivos ditaram a reviravolta no marcador, com Trabal mal na fotografia, ao cabo de 5 min da etapa complementar, deixando o rival sentir-se como peixe na água, baixando as linhas e fechando ao máximo a sua baliza. Depois de Girão ter sido admoestado com o cartão azul, Carlos Nicolia desperdiçou a possibilidade de empatar a partida na sequência de um livre directo, por duas vezes visto que o árbitro ordenou a repetição da marcação da bola parada. Posteriormente, foi João Rodrigues que defraudou as expectativas ao não conseguir converter com sucesso uma grande penalidade, sem que já muito próximo do apito final, e volvidos alguns instantes após Trabal ter-se mostrado intransponível na transformação de um livre directo batido por Luís Viana, Carlos Nicolia viesse novamente a não aproveitar um livre directo. Seria mesmo Luís Viana a sentenciar a partida num livre directo ao colocar o resultado em 2-4, após Trabal ter sido excluído por 2 min.
Para além da já referida ineficácia ofensiva, houve outros factores que ditaram este desfecho negativo. Os rapazes às ordens de Pedro Nunes não tiveram a atitude necessária, passando a ideia de que com maior ou menor dificuldade iriam reverter a situação a seu favor. Não basta apresentar um plantel mais capaz em todas as vertentes, é preciso demonstrá-lo no rinque. Há que jogar muito mais! O 1.º objectivo da época já foi. Que azia! Que sirva de lição para o arranque do Campeonato...

Supertaça António Livramento 

SL BENFICA 2-4 Sporting


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário