quarta-feira, 27 de maio de 2015

Mais SLB

O motard Paulo Gonçalves sagrou-se de forma esclarecedora vencedor do Desafio Ruta 40, prova que dominou em absoluto, realizada em solo argentino e que serve de preparação para o mítico Rally Dakar. E foi levado ao colinho até ao pódio...
Honrosa e brilhante. Assim se define o desempenho da equipa feminina encarnada, que apenas sucumbiu na final, na prestigiante e internacional 22.ª edição do Flanders Open Rugby.
Em vésperas da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo, que se disputará no próximo fim de semana na Turquia, Mersin, e que contará com a presença do SL BENFICA, vice-campeão no ano transacto, alguns atletas estiveram em acção nos últimos dias em meetings internacionais com o foco na competição referida acima. Sublinhe-se os novos máximos pessoais de Samuel Barata nos 5000 m, de Miguel Borges nos 3000 m Obstáculos e de Susana Costa no Triplo Salto, esta última garantiu a qualificação para o Mundial de Pequim 2015, bem como a excelente forma de Tsanko Arnaudov que averbou mais um bom resultado, desta vez o novo recordista nacional do Lançamento do Peso subiu ao 2.º lugar do pódio no Meeting de Hengelo.
O medalha de Prata na edição de 2014, Bruno Pais, não concluiu o percurso do Campeonato da Europa de Triatlo Longo disputado em Rimini, Itália.
O Rally de Portugal 2015, marcado pelo regresso à região Norte onde existe uma enorme falange de aficionados, foi azarento para Bernardo Sousa que foi obrigado a desistir devido a problemas mecânicos com o seu novo carro, Peugeot 208 T16, na primeira prova da temporada do piloto benfiquista na categoria de WRC2.
Sem ritmo competitivo, volvidos vários meses afastada devido a lesão, a judoca Telma Monteiro foi eliminada logo no combate inaugural do Masters de Judo, em Rabat, Marrocos.


No Meeting de Oordegen, Bélgica, designadamente na disciplina dos 3000 m Obstáculos, Miguel Borges bateu o record pessoal com o tempo de 8.54:81 min e apurou-se para o Europeu Tallinn 2015 de Sub-23, sucedendo-se o mesmo com Samuel Barata, que venceu a Série B da sua especialidade, na distância de 5000 m - 14.16:04 min. Na mesma competição, Hélio Gomes obteve o 5.º melhor resultado, à frente do colega de equipa Emanuel Rolim, 7.º classificado, na prova de 1500 m. Jorge Grave, com marcas razoáveis, acumulou dois pódios nas duas provas de Lançamento do Disco que disputou na Bélgica - 2.º lugar no Meeting de Oordegen e 3.º lugar na International Flandres Cup.
Excelente marca de Susana Costa no Meeting do Dakar, com novo record pessoal - 14,22 m. A atleta suplantou a barreira dos 14 m no Triplo Salto, melhorando em 3 cm o anterior máximo pessoal, e confirmou os mínimos para o Campeonato do Mundo Pequim 2015, em Agosto.
Em território holandês, concretamente no Meeting de Hengelo, o novo recordista nacional do Lançamento do Peso, Tsanko Arnaudov, apresentou-se novamente em plano de evidência ao arrecadar o 2.º lugar ao arremessar o engenho até aos 20,17 m. Marco Fortes apenas foi 8.º classificado.
Na 10.ª Corrida da Mulher, em Lisboa, Dulce Félix, atleta mais rápida entre as portuguesas, terminou com o 6.º melhor tempo, enquanto Vanessa Fernandes arrecadou o 8.º lugar.



A cidade transalpina de Rimini acolheu o Campeonato da Europa de Triatlo Longo. O benfiquista Bruno Pais, medalha de Prata no Europeu 2014 realizado em Paguera, Espanha, foi o único representante luso entre os presentes. Infelizmente a sua presença em prova foi "sol de pouca dura", dado que desistiu ainda numa fase tenra, particularmente no segmento da Natação.


Na rubrica da semana passada, tínhamos informado que o Vice-Campeão do Rally Dakar 2015, Paulo Gonçalves, ao serviço da Honda, se encontrava confortável no comando da classificação geral quando estavam disputadas três etapas do Desafio Ruta 40, na Argentina, que integra o Dakar Series. Nas duas, e últimas, tiradas seguintes o motard confirmou o que se perspectivava após a vitória na etapa inaugural e a consolidação da liderança nas jornadas posteriores, ou seja, foi consagrado como vencedor da primeira de três provas do Dakar Series, depois de ter assegurado presença no pódio quer na 4.ª (3.º lugar) e 5.ª (2.º lugar) etapas. Uma prestação muito consistente e que não deixa margem para dúvidas, com o 2.º classificado bem distante, a cerca de 20 min.


Em sentido inverso, Bernardo Sousa, acompanhado por Hugo Magalhães, ao comando de um Peugeot 208 T16 na classe WRC2, respeitante ao 2.º escalão nacional do Mundial da modalidade, foi perseguido pelo azar na 49.ª edição do Rally de Portugal, marcada pelo regresso ao Norte do país, culminando no abandono ao 2.º dia, após problemas irreparáveis no radiador da viatura, num momento em que ocupava o 19.º lugar da sua categoria e era o 4.º melhor luso. Antes da desistência, tinha sido alvo de penalização aparentemente devido a um atraso e enfrentou vários problemas mecânicos que o afastaram da liderança entre os portugueses.




Com o título do Circuito Nacional de Sevens Feminino perto de ser conquistado, as águias viajaram até à localidade de Dendermonde, Bélgica, para participar num Torneio Internacional, denominado de Flanders Open Rugby 2015, em que estiveram presentes 24 equipas de diferentes países. As nossas meninas dignificaram plenamente o nosso glorioso clube! Atingiram a Final só com vitórias (seis) e sem consentir qualquer ensaio aos oponentes, além de que ganharam nas Semi-Finais ao vencedor da edição 2014. No embate decisivo, e perante cerca de 5 mil espectadores a provar que o Rugby é um desporto de massas, as benfiquistas caíram ao pé das Campeãs Francesas de Sevens. Um desempenho notável e histórico, com as nossas gloriosas a revelarem argumentos para competir com as formações mais capazes da Europa. Orgulho!

Flanders Open Rugby 2015:
1ª Fase de Grupos
Resultado final: SL BENFICA 20 - 0 LadyWasps Nijmegen (Holanda)
Resultado final: SL BENFICA 40 - 0 BBRFC Celtic (Bélgica)
Resultado final: SL BENFICA 35 - 0 Lasalle Beauvais (França)
2ª Fase de Grupos
Resultado final: SL BENFICA 35 - 0 Aylesford Bulls (Inglaterra)
Resultado final: SL BENFICA 45 - 0 OA Saints (Inglaterra)
Meias-Finais
Resultado final: SL BENFICA 10 - 0 Dutch Lions (Holanda)
Final
Resultado final: SL BENFICA 5 - 10 Lille (França)



Após cerca de seis meses de ausência, Telma Monteiro, recentemente premiada com Globo de Ouro de "Melhor Desportista Feminino" e que se mantém como n.º 1 do Ranking Mundial, regressou à competição, nomeadamente no Masters de Judo, discutido em Rabat, Marrocos. Infelizmente a sua prestação resume-se ao 1.º e único combate ante a judoca holandesa Sanne Verhagen, tendo em consideração que foi derrotada por Yuko a escassos segundos do fim da contenda e, por conseguinte, eliminada da competição.


Sem comentários:

Enviar um comentário