segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O último fim-de-semana desportivo ficou marcado pela derrota muito amarga da nossa equipa de Hóquei em Patins na Supertaça Nacional. Futsal e Andebol cumpriram a sua obrigação e obtiveram triunfos na primeira fase dos respectivos campeonatos.

Fique, agora, com o rescaldo das partidas onde o Glorioso foi interveniente. Uma nota para o excelente apoio que os encarnados tiveram quer em Albergaria, quer na Póvoa de Varzim. 

Na tarde de Sábado, em Albergaria-a-Velha, o Valongo bateu o SL Benfica por 7-5 no jogo que decidiu o vencedor da Supertaça "António Livramento". 
A diferença de querer e atitude, a eficácia nas bolas paradas e o aspecto físico foram fundamentais para o infeliz desfecho do encontro onde se discutiu o primeiro título da época 2014/2015 de Hóquei em Patins
Os comandados de Pedro Nunes entraram melhor em jogo e, logo aos 4 minutos, inauguraram o marcador por intermédio de João Rodrigues, na sequência de um trabalho e assistência geniais da autoria de Carlos Nicolia. Com o controlo completo da partida, os encarnados aumentaram a contagem, novamente por acção do camisola 9, João Rodrigues, estando então disputados apenas 7 minutos.
Diante de um Valongo algo apático, um Benfica inteligente na gestão do encontro concedia pouca margem de manobra ao seu adversário. Carlos Nicolia era a figura do encontro até ao momento. 
No entanto, a cerca de 10 minutos do descanso, tudo começou uma nova figura. Beneficiando de um livre directo discutível - mas aceitável -, o Valongo conseguiu reduzir as distâncias no placar. Até ao intervalo nada se alterou. O resultado (1-2) ajustava-se àquilo que se tinha passado no ringue. 
Aproveito este momento para, antes de me debruçar sobre a etapa complementar, fazer um justo registo da excelente assistência verificada nas bancadas do Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha, no apoio a ambos os clubes. Uma ressalva apenas para a ausência de ar condicionado no pavilhão. Parecia uma autêntica "sauna"! Muito mau para adeptos e jogadores e difícil de compreender em pleno ano de 2014!
Iniciada a segunda parte, e a castigar a 10.ª falta do actual Campeão Nacional, Carlos Nicolia aumentou a vantagem benfiquista para 1-3, na transformação do livre directo. Mas uma distracção na defesa encarnada (mais uma!), permitiu que, segundos depois, o Valongo diminuísse a sua desvantagem. Eis o momento de viragem. Estávamos no primeiro minuto da segunda parte...
A partir de então, o Valongo acreditou cada vez mais na possibilidade de reverter as contas a seu favor e, na sequência da 10ª falta do Benfica, Nuno Araújo restabeleceu a igualdade. 
Aproveitando um colectivo encarnado desconectado, muito em baixo do ponto de vista físico, a falhar por completo nas transições, o Valongo revelou arte e engenho para aproveitar as inúmeras distracções defensivas da nossa equipa, colocando-se, pela primeira vez, na frente do marcador. Faltavam jogar 12 minutos. 
Logo na resposta, e a penalizar a 15.ª falta valonguense, Carlos Nicolia não perdoou e fez o 4-4 de livre directo. Contudo, era ainda a formação do norte do país que estava por cima perante um Benfica sem capacidade para travar a entrega e atitude do seu opositor. 
Entretanto, os encarnados cometeram a 15.ª falta e novamente Nuno Araújo bateu Trabal na bola parada. Agora, perguntou eu: o Pedro Henrique não devia ter entrado para defender este tipo de lances? No passado resultou, porque não sei insiste nessa estratégia? Não consigo perceber... 
A sete minutos do fim, Nuno Araújo (quem mais poderia ser!...), na execução de uma grande penalidade, praticamente deitou por terra as hipóteses do colectivo benfiquista. Com o Benfica a acusar o resultado, completamente desorganizado e cansado física e psicologicamente, Gonçalo Suissas "bisou" e fez o 7-4, definindo o vencedor da Supertaça. 
Até ao final do desafio, Carlos Nicolia ainda desperdiçou uma grande penalidade e um livre directo, tendo Carlos López atirado uma bola aos postes. Este último acabou por reduzir para 7-5 a pouco menos de 2 minutos do fim. 
Ficou provado, mais uma vez, que a qualidade dos plantéis não ganha jogos nem conquista títulos. É preciso muito mais! Contra este Valongo é obrigatório imprimir uma enorme intensidade em cada bola disputada e, ao mesmo tempo, ser inteligente em matéria de gestão de faltas e não "entrar" no jogo quezilento que este adversário mais gosta. 
Pedro Nunes tem muita culpa no cartório. A equipa esteve demasiado "Nicoliadependente" no processo ofensivo. Sem ele em campo parecia que os jogadores não sabiam o que fazer com a bola. Ao nível defensivo repetem-se os erros do passado. Até quando? Porque é que Tiago Rafael e Miguel Rocha jogam apenas 3/4 minutos? E entram na fase em que tudo corre mal? O nosso técnico esteve muito mal na gestão dos jogadores. 
As camisolas não ganham jogos! Isto é um sério aviso para a luta pelo título nacional que se inicia no próximo fim-de-semana. Chega de vergonhas! 

Supertaça António Livramento 

SL BENFICA 5-7 AD Valongo 


No Pavilhão nº 2 da Luz, o Andebol encarnado bateu o GC Santo Tirso por tranquilos 39-20 na 3.ª Jornada da 1.ª Fase do Campeonato Nacional. 
Após a paragem do campeonato, por força dos compromissos da Selecção Nacional da modalidade, a formação orientada por Mariano Ortega mostrou a sua clara e evidente superioridade neste encontro. Por altura do intervalo já vencia por 21-10 um adversário muito frágil, que dificilmente escapará aos últimos lugares da classificação. 
Tenho que destacar a aposta séria que o nosso técnico tem feito na formação benfiquista. Isto sim, é apostar na juventude oriunda do clube. Desde os primeiros minutos, Tiago Ferro (7 golos), Paulo Moreno (4 golos) e Gonçalo Valério (3 golos) mostraram a sua qualidade e provaram que estamos no caminho certo. 
Ao contrário do que se verificava no passado, onde as nossas jovens promessas eram colocadas em campo apenas quando o jogo estava decidido, actualmente nota-se que elas são parte importante na concretização dos resultados positivos ambicionados. Muito Bem!
Obviamente existe muito caminho pela frente. Aproxima-se um série de encontros que podemos e devemos aproveitar para iniciar um sequência vitoriosa de resultados. 

Resultados Finais da 3ª Jornada

SL BENFICA 39-20 GC Santo Tirso
ABC 36-32 ISMAI
Águas Santas 26-24 Madeira SAD
Belenenses 27-25 Xico Andebol
Passos Manuel 24-34 Sporting
Sp. Horta 19-27 FC Porto 


Num duelo entre duas equipas cem por cento vitoriosas até à ronda anterior, o Benfica foi ao terreno do Póvoa Futsal vencer por três bolas a uma. 
Problemas técnicos verificados na transmissão da RTP 2 impediram que metade da primeira parte fosse visualizada pelos telespectadores deste canal. Infelizmente já vem sendo hábito por parte da televisão pública. Isso e os comentários incompetentes por parte do "portista" Hélder Marques de Sousa. 
Quanto ao jogo disputado no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, podemos dizer que o mesmo teve duas etapas completamente distintas. 
Nos primeiros 20 minutos só deu Benfica. Numa reposição lateral cobrada pelo dinâmico Chaguinha, um desvio infeliz por parte de Márcio, para a própria baliza, permitiu aos visitantes inaugurarem o marcador aos 9 minutos. Os pupilos às ordens de Joel Rocha dominavam a partida e criavam muitas dificuldades na saída de bola do adversário, mediante a realização de uma boa pressão na primeira linha, a qual permitiu aliás a conquista de muitas "bolas" perto da zona de finalização. E foi na sequência de dois lances com origem nessa pressão que o reforço Ré bisou no encontro. Primeiro, numa grande remate de pé esquerdo, depois a encostar perto da linha de golo, após excelente trabalho e assistência de Jefferson. No recolher aos balneário as águias tinham praticamente garantidos os 3 pontos. 
Ainda assim, nos derradeiros 20 minutos, o Póvoa Futsal recusou "atirar a toalha ao chão". Provocou dificuldades ao Benfica e, a 10 minutos do fim, Cristiano finalizou de ângulo apertado. Um golo justo, diga-se. 
Até ao apito final, os poveiros de tudo fizeram para reduzir distâncias, mas Bebé foi sustendo todas as investidas dos atacantes contrários. 
Terceira jornada, nove pontos e liderança repartida com o rival Sporting CP. Esta dinâmica de vitória tem que continuar. 
Uma última palavra para a figura da partida - Ré - que saiu lesionado do terreno de jogo. Espero que não seja nada de grave. Já chega de lesões!

Resultados Finais da 3ª Jornada

Póvoa Futsal 1-3 SL BENFICA
Sp. Braga 8-2 Boavista
AD Fundão 3-2 Dramático de Cascais
SL. Olivais 8-3 Belenenses
Sporting 7-3 Burinhosa
Unidos Pinheirense 4-5 Leões de Porto Salvo
Modicus 3-1 Rio Ave 


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário