sábado, 16 de agosto de 2014

Reforços para o "Tetra"...

João Soares e Ronald Slay são as caras novas do Tri-Campeão Nacional de Basquetebol para a próxima temporada. No ano do regresso à Europa, Carlos Lisboa continua no comando do melhor conjunto nacional, ao qual se exige o prolongamento da hegemonia a nível interno. 

O extremo internacional português João Soares chega à Luz para ocupar o lugar deixado vago por Betinho. Não vou entrar em comparações, pois Betinho é o melhor jogador da actualidade. Porém, analisando as opções disponíveis para a posição, não deixa de ser uma boa escolha. 
Aos 24 anos, João Soares já conta com passagens pela Ovarense e FC Porto, Partizan e Mega Vizura (Sérvia), Navarra (Espanha). Na última época esteve ao serviço da Oliveirense, tendo sido um dos melhores elementos do conjunto de Oliveira de Azeméis. 
É um basquetebolista que faz de tudo um pouco em campo. Apresenta irregularidade no tiro exterior, demonstra boa capacidade de penetração para o cesto e concorre muito bem na luta dos ressaltos. Fisicamente está ao nível dos melhores do nosso Campeonato. 
É verdade que ainda tem muito para evoluir no seu jogo, principalmente ao nível da tomada de decisão. Será mais um a ajudar na luta pelo Tetra. 

Ronald Slay é o mais recente reforço dos encarnados. Vem trazer mais qualidade e experiência ao jogo interior do Glorioso. 
O extremo-poste norte americano tem 33 anos, 2.03 metros de altura e actuava no Campeonato francês, mais concretamente no Chalons Reims. 
Ron Slay apresenta uma vasta carreira no currículo, tendo passado por clubes como Sacafati (Itália), Sidigas AV (Itália), Levski Sófia (Bulgária) e Ponce (Porto Rico). É um "globetrotter"! 
Não é o típico poste que joga de costas para o cesto e perto do "garrafão". Este americano tem grande eficácia no lançamento de três pontos. É um bom marcador de pontos. Acredito que terá muitas dificuldades, nos compromissos europeus, em impor a sua qualidade, sobretudo nas áreas mais próximas do cesto. Em Portugal, não tenho dúvidas que fará a diferença que se espera. Tem uma excelente relação de amizade com o craque Jobey Thomas, pois ambos jogaram em Itália na mesma altura. Que seja um verdadeiro reforço. 

Fruto da saída de Betinho, o SL Benfica teve hipóteses financeiras para renovar com Seth Doliboa. Uma excelente notícia para o ecletismo benfiquista :) 
Todos os anos em que jogou de águia ao peito foi Campeão Nacional. É um jogador fantástico! Costumo dizer que "quando joga mal é o segundo melhor em campo". Muitas vezes não se dá muito por ele, contudo quem observa os seus dados estatísticos no final de cada partida percebe a importância dele na nossa equipa. 
Ademais trata-se de um jogador muito respeitado pelos colegas dentro do balneário. Um senhor! 
Obviamente não é o Doliboa que chegou a Portugal em 2008 (já tem 34 anos). Porém acredito que a sua experiência pode ser muito importante na EuroChallenge. 



Sem comentários:

Enviar um comentário