quinta-feira, 29 de maio de 2014

T(h)oma(s) lá uma Época Fanstástica!!!

Tricampeonato, Taça de Portugal, Taça Hugo dos Santos e Supertaça. Em 2013/2014 foi tudo nosso! No Basquetebol, hegemonia nacional confunde-se com Sport Lisboa e Benfica.

Os encarnados partiam como a melhor equipa nacional. Mas o favoritismo prova-se no campo. E esta época até nem começou da melhor maneira. 
A derrota caseira frente ao Sampaense ditou a eliminação na meia-final do Troféu António Pratas. Foi o pior momento da temporada. Uma partida em que tudo correu bem ao adversário no capítulo do tiro exterior e no qual defendemos bastante mal. Serviu de aviso para o resto do ano.
Ainda em Outubro, e no segundo ponto alto da época, conquistámos a 11.ª Supertaça do nosso Historial diante do V. Guimarães que aí provou logo ser a equipa que tinha mais condições para lutar connosco pelo título nacional. Nesse encontro destacou-se um "guerreiro" chamado Carlos Andrade e o novo poste norte-americano, David Weaver. 
Depois, iniciou-se a fase regular do Campeonato Nacional. Os comandados de Carlos Lisboa somaram 19 vitórias e 1 derrota (em Guimarães) assegurando, a algumas jornadas do fim, o primeiro posto da classificação e consequente "vantagem casa" nos Playoffs. Fim-de-semana após fim-de-semana a formação benfiquista mostrou toda a sua classe e qualidade, não dando hipóteses aos adversários, sobretudo no Pavilhão da Luz. 
Chegados à fase decisiva, toda a pressão recaía sobre os encarnados. O principal opositor do Benfica era ele mesmo. Mas um conjunto experiente como o nosso não se deixou atemorizar e venceu os três jogos diante da equipa do BC Barcelos nos quartos-de-final dos Playoffs. Apesar das dificuldades sentidas no Norte do país, as águias acabaram por confirmar toda a sua superioridade, apoiados num processo defensivo muito agressivo. É assim que se ganham os Campeonatos. 
Na fase seguinte, do outro lado do campo estava o Sampaense. No Pavilhão Fidelidade, os pupilos às ordens de Carlos Lisboa cilindram o adversário, vencendo por larga margem. Foi um espectáculo de eficácia aquilo que assisti na Luz. Esperava-se que esta série fosse fechada no terceiro desafio, já no centro do país. Mas não aconteceu. Os encarnados facilitaram um pouco e a equipa-revelação da temporada "fez a vida negra" ao Benfica, levando a eliminatória para uma quarta partida. Aí, o factor físico e a maior concentração e atitude dos Benfiquistas resolveu a contenda a nosso favor, ficando assim assegurada a qualificação para a Final. 
Para a luta pelo ceptro nacional, o nosso adversário era, sem surpresa, o Vitória de Guimarães. O conjunto encarnado fechou as contas em três partidas. Em todos os capítulos do jogo demonstrou a sua superioridade, sem margem para qualquer dúvida. Uma lição de humildade, capacidade, eficácia e inteligência táctica. É o resumo perfeito desta Final. Somos tricampeões Nacionais! 

Percorrendo o caminho dos troféus conquistados, importa reconhecer que a "obsessão" desta temporada era a Taça de Portugal. Após ultrapassarem a Ovarense e Guifões, estávamos novamente em Fafe para disputar a 'Final 8' da prova. Desde 1996 que não erguíamos aquele lindo troféu. O ano passado tínhamos sido humilhados naquele mesmo palco. Estava na hora de reencontrar a História! Depois de um difícil triunfo diante do Barcelos nos quartos-de-final, uma brilhante vitória frente ao Guimarães nas meias-finais, era a hora!
O Galitos do Barreiro parecia um obstáculo frágil, mas todo o cuidado era pouco! Depois de uma primeira parte equilibrada, no segundo tempo só deu Benfica. A Taça é Nossa! Gritei bem alto no meio daquela multidão benfiquista! 
Em Fevereiro, no Municipal de Oliveira de Hospital, conquistámos a Taça Hugo dos Santos (Taça da Liga). Mais uma vez enfrentámos o BC Barcelos pelo caminho e na final encontrámos a formação do CAB Madeira. Com um trio de americanos muito forte, a equipa oriunda da "Pérola do Atlântico" deu "água pela barba" ao Benfica! Todavia, quem tem Jobey Thomas, tem quase tudo! Um "Senhor-jogador" que "deu" o troféu aos encarnados. 
Sei que insisto muito neste aspecto, porém não posso deixar de manifestar o meu profundo lamento que a maior parte dos Benfiquistas não quisesse, ao longo da época, ter assistido aos desempenhos da nossa equipa e de um atleta que dá pelo nome de Jobey Wayne Thomas. 
Já vi muitos jogadores, portugueses e estrangeiros, vestirem o Manto Sagrado. Mas poucos como este. Ele lança como quase ninguém (só vi Lisboa ao seu nível), defende como muito poucos e, com 34 anos de idade, ainda demonstra ser um profissional "5 estrelas". Muito Obrigado! Felizmente irão ter oportunidade de o ver na próxima época. Não a desperdicem!
Destaque merecido também para o nosso técnico, Carlos Lisboa. Imortal do clube como jogador, teve a sua melhor época como treinador. Constatei a sua marca na forma como a equipa defendia. Muito Bem! 
Foi um prazer contemplar a inteligência de um base como Mário Fernandes. É bonito continuar a ver Diogo Carreira a decidir nos momentos mais apertados. Tomás Barroso aprende com estes dois o que é ser base, porque talento não te falta. Apesar de uma temporada marcado por lesões, também Carlos Andrade ajudou a equipa em momentos importantes, nomeadamente na Supertaça. Já o melhor jogador português da actualidade, Betinho, espalhou magia pelos pavilhões nacionais. Aquele ataque ao cesto é inigualável.
Ferreirinho, continua a evoluir porque estás no caminho certo para te tornares uma exímio lançador.
Nas áreas mais próximas do cesto está aquele atleta que não sabe jogar mal (Seth Doliboa). Faz tudo bem dentro das quatros linhas de um campo de Basquetebol. Classe! 
Fred Gentry, um jogador extremamente útil. Não aparece nas estatísticas, contudo auxilia - e muito! - os seus companheiros e todo um colectivo. 
À "eterna promessa", Cláudio Fonseca, deixo um conselho: liberta-te! Joga aquilo que sabes! Dá tudo de ti em campo, porque qualidade não te falta. Salta, homem! 
David Weaver, foi pena que apenas a espaços mostrasses os motivos da tua aquisição. Elástico e enorme atleta, o norte-americano fez uma grande final de Campeonato. 
Aos jovens Artur Castela e Pedro Belo, os meus parabéns por todos os títulos alcançados! 

Esperem lá, falta-me ainda algo... o Tetra-Campeonato, a Taça de Portugal, a Taça Hugo dos Santos, a Supertaça e o Troféu António Pratas. Tudo isto em 2014/2015, por favor...


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014, pode ver aqui:

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html


BENFICA! BENFICA! BENFICA!  

Sem comentários:

Enviar um comentário