terça-feira, 27 de maio de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Campeões e desilusões. Eis o resumo do último fim-de-semana desportivo das modalidades de pavilhão do SL Benfica. O Basquetebol conquistou o tricampeonato numa temporada de enorme sucesso para esta secção do clube. Já o Hóquei em Patins, diferentemente, deixou de ter hipóteses na luta pelo título nacional. Por último, no Futsal, as "águias" iniciaram da pior forma o caminho rumo à Final do Campeonato. 

Confira todo o rescaldo das partidas realizadas pelo Glorioso nos últimos dias. 

Na cidade-berço da Nação, o Benfica sagrou-se tricampeão. O Basquetebol encarnado somou o 25.º Campeonato da sua História. A Hegemonia nacional pertence-nos! 
O conjunto liderado por Carlos Lisboa não precisou mais do que três jogos para renovar o seu título. Em Guimarães, no terceiro encontro da Final, o SL Benfica bateu o Vitória local por 72-88, provando todo o favoritismo que assumia desde o início da época. 
Antes de me debruçar sobre o encontro em si, confesso que, quando entrei naquele pavilhão, senti inveja. Não tenho vergonha de o afirmar. Aquele pavilhão, aquele ambiente foram fantásticos (salvo, claro, as atitudes racistas e insultos ao meu clube). Uma excelente promoção da modalidade. Muitos Benfiquistas deviam ter corado de vergonha. 
Quanto ao jogo, e apesar do cesto inicial ter pertencido à formação vimaranense, a análise do primeiro período é indissociável de um nome: Mário Fernandes. Aqueles primeiros 10 minutos do base benfiquista deviam ser colocados em livro para ensinar aos mais jovens o que significa a posição de "base". Defendeu, de forma fantástica, o excelente base contrário, Pedro Pinto. No ataque aproveitou inteligentemente as situações de bloqueio directo, quer nas assistências para David Weaver, quer para ele próprio fazer os seus pontos. Perfeito, Mário! 
Assim, e à semelhança dos desafios disputados na Luz, o primeiro período foi totalmente dominado pelo Benfica, com os "encarnados" a dobrar a pontuação do adversário (28-14). 
No segundo quarto, os encarnados mantiveram uma grande eficácia ofensiva e chegaram aos 19 pontos de diferença (16-35). Contudo, os homens da casa, apoiados pelo seu enérgico público, conseguiram equilibrar a partida, apostando eficazmente no tiro exterior e numa defesa mais agressiva e mais dominadora nas tabelas. Nessa fase, Carlos Andrade e Fred Gentry também não entraram bem em campo, falhando vários lançamentos de média distância. 
No recolher aos balneários estava tudo em aberto, com as águias a vencerem por 40-46. 
No reatamento da partida, os encarnados entraram novamente melhor em campo, graças a um Diogo Carreira que voltou a ser personagem principal nos momentos mais periclitantes, e a um Betinho muito forte nas áreas próximas do cesto, com ressaltos e pontos importantes a fazerem a diferença. Apesar de alguns triplos do lado contrário, da autoria de Meier e Balseiro, o Benfica fechou o terceiro período com uma vantagem larga de 16 pontos (58-74). 
O título estava mais perto e os atletas encarnados sentiram isso. Por conseguinte, entraram a todo o gás no derradeiro quarto. Com um Jobey Thomas "do outro mundo" a somar triplos atrás de triplos, resolveu-se a contenda a nosso favor, chegando o placard a marcar 58-83. 
Por esta altura, também Seth Doliboa mostrou toda a classe, quer no lançamento exterior, quer na luta dos ressaltos. O jogo estava resolvido e até final assistiu-se a um V. Guimarães a correr atrás do prejuízo e um SL Benfica a prolongar ao máximo as suas acções ofensivas, jogando com o cronómetro e desejando que o jogo terminasse o mais rápido possível. 
O MVP desta partida e melhor jogador do Campeonato chama-se Jobey Thomas. O melhor jogador estrangeiro que vi com o 'Manto Sagrado' envergado. Lança como ninguém, defende como muito poucos e é um profissional fora de série. Obrigado! 
Betinho (19 pontos, 9 ressaltos), Seth Doliboa (14 pontos, 7 ressaltos) e David Weaver (11 pontos e 4 ressaltos) foram decisivos nesta partida e nesta Final em todos os capítulos, nomeadamente no domínio das tabelas. 
Tricampeonato, Taça de Portugal, Taça Hugo dos Santos e Supertaça. Uma temporada fabulosa. À Benfica!
Parabéns a todos os jogadores, staff técnico e dirigentes que contribuíram para este sucesso. 

Final dos Playoffs - 3º Jogo

V. Guimarães 72-88 SL BENFICA (0-3)


O Andebol benfiquista saiu derrotado do confronto frente ao FC Porto por 24-19, na 10.ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional.
Ano novo, mais uma vez "cabeçudos" na festa do hexacampeonato do adversário. Até quando? Exige-se limpeza total na direcção desta secção. É no topo da hierarquia que estão os grandes problemas. 
A época 2013/2014 foi miserável. Ficaram na quarta posição. Inacreditável, vergonhoso! 

Resultados Finais da 10ª Jornada

FC Porto 24-19 SL BENFICA
Sporting 33-22 Sp. Horta
Águas Santas 26-30 ABC


Na Beira Baixa, a equipa de Futsal do SL Benfica perdeu diante do Fundão por 2-1 e está obrigada a vencer as duas partidas na Luz para chegar à Final do Campeonato Nacional. 
Assisti a uma primeira parte intensa e dividida entre dois conjuntos dispostos a marcar posição desde muito cedo. Ainda assim, foram os encarnados que sobressaíram - massacraram, mesmo - no capítulo das ocasiões de golo. E podiam ter inaugurado o marcador por diversas vezes, nomeadamente na sequência do remate (ao poste) de Serginho, aos 3 minutos, quando este tinha a baliza toda aberta à sua mercê. 
Contra a corrente do jogo, foi o Fundão o primeiro a marcar, aos 8 minutos, com Davide a aproveitar uma recarga a um primeiro remate de Noé Pardo defendido por Bebé. Na resposta imediata, e numa rápida transição ofensiva, Bruno Coelho bateu André Sousa após um remate fortíssimo. Estava igualada a partida. 
Até ao descanso predominou uma situação de equilíbrio entre as duas equipas, as quais procuraram desfazer a igualdade perante guarda-redes intransponíveis nesse período do encontro. Assim, o marcador manteve-se inalterado até ao intervalo.
Na segunda parte, os pupilos às ordens de João Pinto "tomaram de assalto" a baliza contrária. Foram oportunidades atrás de oportunidades desperdiçadas. Os postes e o guarda-redes André Sousa também se destacaram, contribuindo, em boa medida, para que o marcador se mantivesse numa igualdade muito injusta. 
E foi, mais uma vez, contra a tendência de domínio benfiquista no encontro que o Fundão chegou ao 2-1, com Liléu a aproveitar um passe errado de Bruno Coelho antes de bater Bebé com um remate rasteiro. O guarda-redes benfiquista não ficou bem na fotografia. Mal batido. Faltavam 8 minutos para o fim...
Na reacção a este golo do adversário, os encarnados acusaram a situação de desvantagem em que ficaram colocados e baixaram de produção. Não posso, contudo, olvidar o mérito de um adversário bem organizado no seu processo defensivo. A aposta no '5x4' do técnico benfiquista nos últimos três minutos revelou-se infrutífera. Muita passividade e pouca velocidade na circulação da bola no ataque à baliza do Fundão. 
Resultado injusto e castigador para a ineficácia benfiquista. É a segunda derrota perante este Fundão no espaço de três semanas. Não pode acontecer! 
Agora é dar uma grande resposta na Luz e vencer os dois jogos no próximo fim-de-semana. É a nossa obrigação.
Na outra meia-final, e num encontro muito equilibrado, o Sporting venceu em Braga nas grandes penalidade e deu um passo de gigante rumo à final da competição. 

Meias Finais dos Playoffs - 1º Jogo

AD Fundão 2-1 SL BENFICA (1-0)
Sp. Braga 6-8 Sporting (Após grandes penalidades) (0-1)


Desilusão para o Hóquei em Patins benfiquista. Apesar da vitória por 12-0 frente a um Valongo destituído dos seus melhores jogadores, os comandados de Pedro Nunes já estão fora da luta pelo título. O triunfo portista nos Açores, por 0-5, perante o Candelária afasta definitivamente as esperanças dos encarnados em prosseguir o sonho de recuperar o título nacional. 
Num Pavilhão Fidelidade dotado de uma boa moldura humana a apoiar o Glorioso (devia estar assim em todos os fins-de-semana...), o Benfica goleou um adversário preocupado em poupar esforços para a derradeira ronda do campeonato, na qual pode fazer história e sagrar-se campeão nacional. Por isso, podemos afirmar que foi um jogo sem história. Nota apenas para o excelente ano, do ponto de vista individual, do capitão Valter Neves. Ontem facturou mais três golos e uma grande exibição, digna de um jogador "à Benfica". 
Senti-me frustrado a assistir a este encontro. E porquê? Porque estou certo que tínhamos a melhor equipa e fomos o melhor colectivo ao longo do Campeonato. Mas nem sempre vencem os melhores... Importa também reconhecer que cometemos erros, principalmente do ponto de vista defensivo, e perdemos pontos em campos "fáceis" (Sporting e Turquel). 
Bem, resta apenas orientar as atenções para a Final Four da Taça de Portugal, onde temos que fechar a temporada da melhor forma possível. Força Rapazes!

Resultados Finais da 29ª Jornada

SL BENFICA 12-0 Valongo
Candelária 0-5 FC Porto
Oliveirense 9-7 HC Braga
HC Mealhada 2-4 OC Barcelos
Sporting 6-1 CH Carvalhos
AE Física 4-3 HC Turquel
Paço de Arcos 4-2 Juv. Viana
HA Cambra 5-4 Sp. Tomar 


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário