segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Jornada globalmente positiva para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. De salientar, pela positiva, a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal de Voleibol. Pela negativa, importa assinalar o facto de a secção de Hóquei em Patins atravessar uma fase horrível ao nível dos seus resultados e exibições. 
Um nota ainda para o facto de a televisão do clube não ter dado qualquer explicação para a não transmissão do encontro europeu de Hóquei e para a não exibição em directo do jogo de ontem de Basquetebol. Os subscritores do canal merecem respeito. 

Fique, de seguida, com o rescaldo de cada partida realizada no último fim-de-semana. 

Jornada dupla totalmente vitoriosa para o Voleibol encarnado. Ao início da tarde de Sábado, o conjunto orientado pelo Prof. José Jardim recebeu e bateu por 3-0 a formação do SC Caldas, em partida da 15ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. 
Os parciais de 25-15, 25-17 e 25-19 espelham a superioridade total demonstrada pelo Campeão Nacional no terreno de jogo. O destaque individual do encontro vai para Flávio Cruz que se cotou como melhor jogador em campo. 
No dia de ontem, o colectivo benfiquista carimbou o acesso para os Quartos-de-Final da Taça de Portugal após derrotar, em Espinho, o Sporting local na chamada "negra". 
A partida não começou da melhor forma para o SL Benfica. A jogar em casa de um candidato ao título, a recepção não esteve ao seu melhor nível e, por isso, saímos derrotados por 25-21 no primeiro parcial. 
A reacção surgiu no segundo set, no qual um serviço mais agressivo e um ataque mais eficaz deram a vitória por 22-25 aos encarnados. 
O parcial seguinte foi muito equilibrado e apenas foi decidido na sua fase terminal com a experiência de alguns jogadores do adversário a fazerem a diferença em prol do triunfo por 28-26. 
O Benfica estava encostado à parede e, então, nesse momento, surgiu toda a qualidade, carácter e personalidade do Campeão Nacional. Triunfo seguro no quarto set por 20-25, levando o jogo para o derradeiro parcial. 
Na negra, a agressividade do nosso serviço fez a diferença. Sempre na frente do marcador, o Benfica triunfou por 12-15 e conquistou um lugar nas oito equipas que irão lutar pelo vitória na segunda competição nacional. 
Grande vitória. Apesar de a nossa equipa ser mais forte, jogar em Espinho é sempre muito complicado, ainda por cima com o opositor no melhor momento de forma da temporada. 
Hugo Gaspar e Roberto Reis foram decisivos, mais uma vez, na hora do aperto. À Campeão!

Resultados Finais da 15ª Jornada

SL BENFICA 3-0 SC Caldas (25-15; 25-17; 25-19)
Clube K 0-3 Sp. Espinho (27-29; 16-25; 22-25)
Marítimo 0-3 V. Guimarães (20-25; 21-25; 22-25)
Castêlo da Maia 3-1 Vilacondense (28-30; 25-19; 25-17; 25-19)
Esmoriz 3-2 Ac. Espinho (25-19; 20-25; 25-19; 24-26; 15-13)

Taça de Portugal - 2ª Eliminatória

Sp. Espinho 2-3 SL BENFICA (25-21; 22-25; 28-26; 20-25; 12-15)


A equipa de Futsal do SL Benfica está apurada para os Oitavos-de-Final da Taça de Portugal depois de ter vencido a equipa do GS Loures por 2-3, no Pavilhão Paz e Amizade. 
Salvou-se o resultado. Mais uma má exibição por parte da turma treinada por João Freitas Pinto. 
Não posso admitir a uma equipa profissional passar por tantas dificuldades perante um adversário que está na 2ª Divisão Nacional e é composta por jogadores muito jovens e completamente amadores na modalidade. Inadmissível. 
Com cerca de cinco meses de trabalho esperava ver um futsal com mais qualidade fruto de um colectivo dinâmico e bem trabalhado. A realidade é que estamos a realizar exibições muito frouxas, pouco intensas e muito passivas. Temos muito a melhorar. Assim não vamos lá.
Estivemos a perder por 1-0 e 2-1 e apenas a eficácia de Alan Brandi evitou um descalabro. O aviso está dado. 
A grande surpresa da ronda foi a eliminação do Sporting perante o Fundão. Sem o nosso principal adversário na luta por todos os troféus em Portugal, estamos ainda mais obrigados a conquistar a Taça de Portugal desta temporada.

Taça de Portugal - 1/16 Final

GS Loures 2-3 SL BENFICA 


O Campeão da Europa de Hóquei em Patins continua a desiludir. Agora surgiu uma derrota caseira frente ao CE Vendrell por 1-3 para a 4ª Jornada do Grupo B da Liga Europeia. 
As consequências desta derrota em termos pontuais são praticamente nulas. Cumprindo a nossa obrigação nas duas últimas rondas desta fase, iremos passar no primeiro lugar para os quartos-de-final da prova. No entanto, a nível psicológico, esta derrota causa danos a uma equipa que já de si não atravessa um bom momento de forma. A pergunta impõe-se: o que se passa com esta secção do Benfica?
Quanto ao encontro, mais uma vez, as bolas paradas fizeram a diferença. O conjunto espanhol assumiu, desde cedo, uma postura defensiva, jogando no erro benfiquista para criar perigo junto da baliza de Trabal.
Na primeira metade, o colectivo treinado por Pedro Nunes dominou, mas apenas por uma ocasião conseguiu festejar um golo, através de uma grande stickada de Diogo Rafael. O guarda-redes contrário efectuou uma grande exibição, mas nós praticamos um hóquei com pouca chama e muito previsível. 
Na etapa complementar, a eficácia prevaleceu. O Benfica somava ocasiões de golo e desperdiçava-as. Nas poucas chances que teve, o Vendrell conseguiu causar a surpresa no Pavilhão Fidelidade e virou o resultado a 18 minutos do final.
Na fase terminal da partida, como já referi anteriormente, a diferença foi feita nas bolas paradas. João Rodrigues não converteu o livre directo que teve à sua disposição. Minutos depois foi a vez do conjunto sediado na Catalunha beneficiar de um livre directo que acabou por concretizar e assim sentenciar o vencedor do desafio. 
Um técnico e um plantel em quem depositava muitas esperanças para uma grande temporada estão a desiludir-me. 
Vem aí três jogos complicados: Candelária (casa), FC Porto (casa) e Valongo (fora). Estes desafios irão definir, em larga medida, o futuro desta época 2013/2014. 

Liga Europeia (Grupo B) - 4ª Jornada

SL BENFICA 1-3 CE Vendrell
Diessbach 3-3 HC Quevert 


No arquipélago dos Açores, o Andebol benfiquista sorriu após vencer o confronto diante do Sporting da Horta por 22-28, na 18ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. 
Desde o apito inicial, a formação liderada pelo Prof. Jorge Rito assumiu a liderança do placard por uma boa margem que conseguiu, posteriormente, alargar e gerir nos últimos minutos de jogo. 
Com 15 minutos jogados, o Benfica já vencia por 1-6, sendo de realçar a exibição de Elledy Semedo que já somava 5 golos. 
A diferença de 10 golos no descanso da partida (6-16) espelhava bem a eficácia defensiva dos encarnados perante um adversário que apresenta poucas soluções ofensivas. 
Nos últimos 30 minutos, soubemos gerir bem a grande vantagem que tínhamos, carimbando assim a conquista de 3 pontos, deveras importante para a nossa manutenção na luta pelo título nacional. 
Segue-se um encontro decisivo, em Braga, diante do ABC que temos obrigatoriamente de vencer para continuarmos a acalentar esperanças reais na fase final do Nacional. 

Resultados Finais da 18ª Jornada

Sp. Horta 22-28 SL BENFICA
Sporting 29-23 ABC
Avanca 22-27 Águas Santas 
FC Porto 33-18 ISMAI
AC Fafe 25-24 Passos Manuel 
Belenenses 25-20 Madeira SAD 


No único jogo de Domingo da Liga Portuguesa de Basquetebol, o bicampeão confirmou o seu favoritismo frente ao Galitos do Barreiro (87-71), em jogo realizado no seu reduto. 
A equipa comandada por Carlos Lisboa continua firme no comando da prova, afigurando-se cada vez mais improvável que venha a perder esta posição privilegiada para abordar os playoffs. 
Exibição "q.b." por parte dos encarnados. Eis o balanço daquilo que se assistiu no Pavilhão da Luz, neste início da segunda volta da Fase Regular do Campeonato Nacional.
Após um primeiro período equilibrado (20-18), o Benfica aumentou as distâncias no segundo parcial indo para o intervalo a vencer por 11 pontos de diferença (43-32).
Já no segundo tempo, o Galitos ofereceu boa réplica, com os ex-benfiquista, Miguel Minhava e António Tavares em destaque. Contudo, foram sempre contrariados pela eficácia do colectivo encarnado.
Mais uma vez, a dupla americana composta por Jobey Thomas e Seth Doliboa foi preponderante para o desfecho da partida, ao somar 19 e 18 pontos, respectivamente. Betinho também realizou um boa performance, cifrada em 18 pontos e 5 ressaltos. 

Resultados Finais da 12ª Jornada

SL BENFICA 87-71 Galitos Barreiro
CAB Madeira 80-76 V. Guimarães
Barcelos 65-71 Sampaense
Algés 63-53 Ovarense
Oliveirense 81-65 Maia Basket  


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário