terça-feira, 23 de abril de 2013

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O último fim-de-semana ficou marcado por diferentes resultados nas diversas modalidades de pavilhão do SL Benfica. Fiquei algo desiludido com os benfiquistas, pois um jogo decisivo da final de voleibol merecia um pavilhão cheio. Ainda assim, a nossa equipa teve um bom apoio. Passo, de seguida, a fazer o rescaldo de cada jogo das nossas modalidades durante todo o fim-de-semana.

O Andebol benfiquista deslocou-se até Odivelas, na sexta feira à noite, acabando por averbar uma derrota por 28-25 frente ao Sporting, na 5ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional.
Fiquei muito desiludido com resultado e exibição da nossa equipa. Não se podia falhar depois da vitória sobre o principal rival na jornada anterior. 
Bem sei que o Sporting é constituída por muito bons jogadores, mas está num nível inferior ao conjunto comandado por Jorge Rito.
O inicio do jogo foi marcado pelo equilíbrio, com o marcador num 9-9 aos 18 minutos de jogo. Até ao descanso, o Sporting, aproveitando diversas precipitações no ataque do Benfica, conseguiu atingir uma vantagem de 3 golos (12-9), ainda que com resposta pelo Benfica, chegando o resultado numa vantagem mínima do conjunto da casa por 14-13 ao intervalo. Um Benfica longe do seu melhor conseguia estar a perder apenas por um golo ao intervalo, logo as expectativas para a segunda metade do jogo eram animadoras. Era assim que estava o meu pensamento no pavilhão ao ver a nossa exibição, até ao intervalo.
Logo no reatamento do jogo, o conjunto encarnado consegue uma vantagem de 14-15, mas foi "sol de pouca dura". Até 10 minutos do fim, um Benfica precipitado, a não conseguir colocar a bola no pivot José Costa e a rematar com eficácia muito baixa deixou o Sporting conseguir uma vantagem de 7 golos (24-17). A nossa equipa concretizou 2 golos em 15 minutos da segunda parte. Assim não se podem ganhar jogos... Nos últimos 10 minutos, o Benfica reagiu com muito coração e pouca cabeça. Mesmo assim chegou a fazer sonhar os muitos benfiquistas que estavam no pavilhão quando, a 3 minutos do fim, reduziu a diferença para dois golos (25-23). Porém, falhas incríveis no remate, bem como um Sporting com bom jogo colectivo ofensivo levaram à nossa derrota. 
Como disse na antevisão ao jogo, não podíamos ter grandes oscilações emocionais durante o jogo e foi precisamente isso que aconteceu, principalmente no momento ofensivo do nosso jogo. Remates sem nexo, ataques muito curtos e pouco pacientes permitiram ao adversário obter uma vantagem que era impossível de virar neste tipo de jogo.
Agora só ganhando todos os jogos até ao final do campeonato podem concretizar o objectivo de serem campeões. É possível? Sim, mas é preciso jogar bem melhor que neste encontro. Quando o nosso pivot não consegue receber bem o jogo, temos que ter uma solução alternativa. Uma primeira linha de maior ruptura nos 6 metros ou optar pela solução de dois pivots era o que eu faria. 


Num fim-de-semana marcado por muitos derbies, o Futsal Benfica perdeu 1-3 perante o eterno rival Sporting, na 25ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional da modalidade. O jogo foi realizado no Sábado, ao inicio da tarde, num pavilhão da Luz quase cheio. 
O resultado foi justo atendendo ao que se passou neste encontro. O Sporting foi melhor, como tem sido ao longo desta fase do campeonato. No entanto, nada está decidido quanto ao título.
O jogo nada decidia quanto à classificação, pois o Sporting entrava já vencedor da Fase Regular e o Benfica, qualquer que fosse o resultado, iria ficar na segunda posição da tabela.
Foi muito devido a isso que este encontro ficou marcado. Uma primeira parte com as duas equipas a praticarem um futsal muito pobre. Muito poucas ocasiões de golo, equipas amorfas e sem grande ritmo. Até que, aos 17 minutos de jogo, numa excelente jogada individual, e aproveitando muita permissividade benfiquista, Déo fez o 0-1 e assim chegaria o jogo ao intervalo. 
No inicio da segunda parte e numa jogada que fez avançar o guarda-redes Marcão no campo, este, com um remate fantástico, iguala a partida. Poucos minutos depois, Joel, num grande remate, atira à barra num momento que poderia ter virado o jogo. Como quem não marca arrisca-se a sofrer, a meio da segunda parte, Caio Japa aproveita uma defesa incompleta de Marcão para dar novamente vantagem ao Sporting. Até ao final do jogo, o Benfica fez avançar Diego Sol para guarda-redes no "5 para 4" e foi numa perda de bola nessa situação de jogo que Alex concretizou o 1-3 final.
A nossa equipa ainda está a assimilar as ideias da nova equipa técnica. Existem jogadores muito importantes que têm estado lesionado (Joel e Gonçalo) e outros longe da melhor forma (Diece). César Paulo não chega para tudo. 
Até ao ínicio dos playoffs espero ver uma EQUIPA e com todos os jogadores a atingirem o seu pico de forma na hora da decisão. 
Eu acredito neste conjunto de campeões, apesar de considerar o Sporting favorito na corrida ao título de Campeão Nacional.


A meio da tarde de Sábado, o Voleibol encarnado conseguiu a primeira e importante vitória por 3-0 contra o Sp.Espinho, no primeiro jogo do Playoff Final - jogado à melhor de 3 jogos -, que decidirá o próximo Campeão Nacional da modalidade. 
Foi um Benfica muito superior em todas as vertentes do jogo aquele que se viu no pavilhão da Luz. O resultado de 25-20, 25-21 e 25-16 diz praticamente tudo sobre o que se passou em campo.
Os pupilos de José Jardim conseguiram realizar um serviço agressivo, dificultando a recepção ao adversário, tiveram um bloco eficaz e uma boa distribuição que permitiu grandes remates, sem resposta possível dos espinhenses. 
Realce para a excelente exibição de Reidel Alfonso "Chino", decisivo para o desfecho final. É assim que quero ver a equipa em Espinho: unida, concentrada e disposta a mostrar o melhor do seu jogo. 
Não deixo de salientar que, no ano passado, também estivemos bem no primeiro jogo da Final e depois foi o que se sabe. Não quero repetições disso.
É para fechar o campeonato já em Espinho! Peço a todos os benfiquistas, principalmente os do Norte, para estarem presentes no apoio à nossa equipa, algo fundamental para a concretização do objectivo principal. Vamos lá matar o borrego! Força rapazes!!! Falta o último passo.


O nosso Basquetebol obteve dois triunfos tranquilos (102-74 ; 92-64) frente ao Lusitânia, nos dois primeiros jogos dos quartos-de-final dos Playoffs. 
Tudo dentro da normalidade. Os dois jogos foram muito semelhantes. Desde cedo, o conjunto benfiquista conseguiu uma vantagem na casa das dezenas que foi aumentando à medida que o jogo ia avançando até ao final. 
O Benfica apresentou-se com uma defesa agressiva e um jogo colectivo no ataque, aproveitando as vantagens do nosso jogo interior e com uma excelente eficácia no jogo exterior (principalmente no 1º jogo).
No primeiro jogo, os principais destaques foram Diogo Carreira e Lace Dunn, ambos com 17 pontos, e Cláudio Fonseca que obteve 15 pontos e 7 ressaltos. 
Já no jogo de Domingo, Betinho foi o MVP, tendo conseguido 21 pontos e 10 ressaltos. Tomás Barroso também fez um bom jogo com 12 pontos e grande eficácia no tiro exterior.
Agora não espero outra coisa senão uma vitória no jogo 3, a realizar nos Açores, e consequente passagem às meias-finais do Playoff.


Já o Hóquei em Patins do SL Benfica registou um empate a 3 golos, em Espanha, contra o Nóia, na primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europeia.
O jogo iniciou numa toada de equilíbrio com poucas chances de golos para ambas as equipas. Porém, à passagem do minuto 17, Luis Viana, numa brilhante execução individual, conseguiu fazer o 0-1. Três minutos depois, o conjunto espanhol chega ao empate num bom remate de meia distância. O jogo continuava equilibrado, mas, na execução de um livre directo, Cacau aproveitou e fez o 1-2, resultado que não sofreria alterações até ao intervalo. Era um Benfica muito racional que estava em vantagem num campo sempre complicado de se jogar.
A segunda parte do jogo começou com o conjunto catalão a carregar. E foi já aos 38 minutos de jogo que, numa jogada de insistência, a formação espanhola conseguiu restabelecer a igualdade no marcador. Poucos minutos depois, na transformação de uma grande penalidade, o Nóia chega, pela primeira vez, à vantagem da partida. Na resposta, e a 8 minutos do fim, a nossa equipa, através de um ataque rápido conduzido por Diogo Rafael e finalizado por Tuco, fixou o resultado final em 3-3.
Em conclusão podemos considerar um bom resultado obtido fora de casa. Agora temos tudo para em Maio, no pavilhão da Luz, conseguirmos o acesso à Final Four da competição. Somos claramente favoritos a atingir esse objectivo.





Porque o SL Benfica não é só Futebol...


SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário